fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP lança estudo sobre parcerias para a gestão de espaços públicos

Além de reflexões e propostas para a gestão compartilhada de espaços públicos no Brasil, o estudo traz relatos das oficinas sobre o tema e exemplos de parcerias nacionais e internacionais

No centro do Rio de Janeiro, pedestres não têm espaço suficiente para circular nas ruas. Este cenário se repete em outros centros urbanos

Com o objetivo de enfatizar a importância dos espaços públicos como ambientes fundamentais para a construção de cidades mais sustentáveis, o ITDP lança a publicação Parcerias para Gestão de Espaços Públicos. O relatório apresenta reflexões sobre como o trabalho conjunto de diferentes atores pode trazer benefícios para o espaço público, contribuindo para tornar ruas e outros espaços públicos mais atrativos, seguros e dinâmicos. A publicação apresenta, também, o resultado das discussões de duas oficinas realizadas pelo Instituto no início deste ano.

 

Espaços públicos e qualidade de vida

Os espaços públicos são todos os espaços de uso coletivo que podem ser utilizados por qualquer pessoa, como ruas, praças e parques. No Brasil, esses locais são historicamente desvalorizados e por vezes apresentam má conservação, iluminação insuficiente, pavimentos esburacados e mobiliário em condições precárias. Esse cenário impacta diretamente a qualidade de vida urbana. As pessoas que se deslocam a pé ou em bicicleta lidam ainda mais com a falta de espaços qualificados e seguros para circular, já que muitas ruas não possuem calçadas adequadas ou faixas destinadas para ciclistas. 

A economia urbana também é afetada: a ativação e o investimento em espaços públicos funcionam como catalizadores de atividades econômicas e podem trazer resultados positivos para diversos setores. O comércio de rua, em especial, depende da qualidade do espaço público para atrair consumidores, ao mesmo tempo que é um elemento essencial na sua ativação. Além desses fatores, o estudo relata que a segurança e a saúde da população urbana também são impactadas pela qualidade e oferta desses espaços coletivos.

Sombreamento proporcionado pelas árvores contribui para a utilização de área de descanso em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

O relatório aponta a necessidade de uma visão sistêmica sobre os espaços públicos nas nossas cidades e da importância da ação integrada entre atores do poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Esses atores estiverem presentes nas oficinas realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, quando exploramos os caminhos possíveis para melhorar a colaboração entre os três setores para qualificar os espaços públicos nas cidades, estimulando também os deslocamentos em modos ativos de transporte, como a caminhada ou a bicicleta. Os insumos coletados nos eventos foram base para o relatório, que inclui as falas dos participantes.

Por meio do estudo, o ITDP busca contribuir para o debate sobre a valorização dos espaços públicos como elemento fundamental para construir cidades mais participativas, saudáveis, além de ambientalmente e economicamente sustentáveis. O tema ganha ainda mais relevância no contexto pós-pandemia, no qual as pessoas precisam ter a segurança sanitária garantida para realizar deslocamentos e atividades fora de casa.

Neste link você encontra uma apresentação com os principais resultados do estudo.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo