fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Gestão compartilhada de espaços públicos é o tema de encontros organizados pelo ITDP

O espaço público é a essência da vida urbana. É na rua – espaço público primordial das cidades – onde os habitantes convivem, interagem socialmente e realizam diferentes tipos de ações, como o comércio, o lazer ou a circulação. Nas últimas décadas, no entanto, a função de circulação – especialmente por meio do automóvel – tem sido privilegiada sobre outros usos nos espaços públicos das cidades brasileiras. O resultado é a oferta cada vez mais limitada de espaços para convivência e interação, problemas de conservação e o consequente esvaziamento dos espaços existentes.

Nesse contexto, o ITDP Brasil, com o apoio da Citi Foundation, reuniu representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil com o objetivo de entender como é possível melhorar a colaboração entre os três setores para qualificar  os espaços públicos nas cidades, estimulando deslocamentos a pé e por meio da bicicleta.

Para trazer o assunto à tona, foram realizadas duas oficinas baseadas na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo nos meses de janeiro e março deste ano. Danielle Hoppe, gerente de transportes ativos do ITDP Brasil, iniciou ambas atividades com uma apresentação introdutória sobre os espaços públicos, a relação com a cidade, seus moradores e com o comércio de rua. Os encontros promoveram dinâmicas para ouvir as opiniões dos participantes sobre o assunto, como os benefícios, pontos negativos e propostas ao modo de gestão compartilhada das ruas.

No Rio, a oficina aconteceu em janeiro e reuniu 37 representantes do poder público, privado e da sociedade civil
Em São Paulo, os 24 representantes se reuniram durante uma tarde para discutir os pontos positivos e negativos do tema

Além dessas atividades, a oficina do Rio de Janeiro, organizada em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, também abordou o tema por meio da apresentação de Cláudia Grangeiro, arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo, que trouxe casos de gestão compartilhada de espaços públicos na Zona Sul da capital carioca. O empresário e representante do Polo Gastronômico Rio Antigo, Plínio Froes, também contribuiu para a oficina trazendo relatos sobre a história e resultados positivos da colaboração entre os comerciantes e a Prefeitura na ativação e manutenção da Rua do Lavradio, no centro da cidade. 

Já em São Paulo, a oficina contou com a fala de Marcela Arruda, arquiteta do Instituto A Cidade Precisa de Você e Maurício Cavallari, empresário  e um dos fundadores da Associação Largo da Batata. Marcela apresentou as ações que o Instituto em que trabalha vem fazendo para melhorar os espaços urbanos e da importância da articulação da comunidade local, movimentos civis organizados, terceiro setor, empresas e do poder público para melhorar a qualidade de vida das cidades. Maurício relatou a experiência de intervenção urbana e restrição temporária de acesso aos automóveis na Rua Guaicuí, no bairro Pinheiros, além dos diálogos com moradores, comerciantes e do andamento da criação de uma associação que reúne representantes de ambos grupos.

A rua Guaicuí, na zona oeste paulista, é um exemplo de como o espaço público pode ser mais democrático para todos | Foto: ITDP Brasil
 

Para Danielle Hoppe, gerente de transportes ativos do ITDP Brasil, os encontros são uma oportunidade para reforçar que o espaço público é fundamental para o desenvolvimento de cidades democráticas e para a construção da identidade de uma cidade, e que a gestão compartilhada pode ser um caminho para tornar as ruas mais justas e seguras. “Os moradores e comerciantes que vivem o bairro cotidianamente trazem uma percepção diferente dos técnicos e também são capazes de cuidar dos espaços públicos. Com essa iniciativa, pretendemos entender como podemos estruturar essas colaborações de forma transparente e com capacidade de escuta de todos os lados”, conta a especialista.

Por meio das atividades, o ITDP Brasil pretende avançar na discussão sobre o assunto nas cidades brasileiras. Os resultados das oficinas serão usados como insumo em um relatório que conterá alguns estudos de caso e recomendações, com previsão de lançamento no segundo semestre deste ano.

Galeria de fotos

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content