fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP finaliza oficinas de capacitação sobre o uso de dados abertos para gestores públicos

No último mês, mais de 100 representantes de municípios com mais de 80 mil habitantes foram capacitados para o uso e abertura de dados para a gestão do transporte público. A atividade foi coordenada pelo ITDP Brasil, no âmbito do projeto AcessoCidades, que é uma iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI), com cofinanciamento da União Europeia. 

No total, o programa contou com 11 oficinas virtuais divididas em dois módulos. O primeiro módulo introduziu a importância dos dados de bilhetagem eletrônica, GPS e GTFS para a gestão do transporte público e as possibilidades de utilização dessas informações. Para o coordenador de monitoramento e avaliação do ITDP Brasil, o primeiro módulo “foi fundamental para aprofundar os conhecimentos dos técnicos e gestores em temas cada vez mais relevantes para a gestão de dados de transporte público, como inovações contratuais, dados abertos e uso de indicadores para o monitoramento da qualidade do serviço”.

Já o segundo módulo aprofundou o conhecimento dos participantes sobre as técnicas e ferramentas de estruturação e armazenamento de dados e apresentação dos principais desafios e soluções para a gestão de dados de bilhetagem eletrônica, GPS e GTFS.

De acordo com a técnica especialista em mobilidade urbana do projeto AcessoCidades, Tainá Bittencourt, dados de bilhetagem eletrônica, GPS e GTFS trazem informações sobre a oferta e demanda do transporte público, “que são fundamentais para planejar um sistema que seja adequado às necessidades da população, monitorar a qualidade do serviço prestado e assegurar a transparência na utilização dos recursos públicos”.

Saiba como as cidades já estão introduzindo os aprendizados do programa de capacitação por essa notícia no site da Frente Nacional de Prefeitos

Em breve, o curso será disponibilizado em formato EAD no portal da Escola Virtual de Governo, em um convênio entre a FNP e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Sobre o projeto AcessoCidades

Lançado em 2021, o projeto AcessoCidades tem como objetivo qualificar as políticas de mobilidade urbana desenvolvidas pelas cidades brasileiras como instrumento de integração de políticas públicas que agregam a sustentabilidade e redução da desigualdade. A partir dos quatro eixos de atuação – governança; diagnóstico e capacitação; planejamento e viabilização de boas práticas; e engajamento – a iniciativa discute sobre a sustentabilidade financeira do serviço de transporte público, a inovação tecnológica para qualificação e eficiência no setor, a mobilidade ativa e a regulamentação do transporte individual por aplicativos, entre outras questões.

Mais informações sobre o projeto estão no site da Frente Nacional dos Prefeitos. Outras questões sobre o Projeto AcessoCidades podem ser enviadas para  acesso.cidades@fnp.org.br.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo