fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil promove capacitação sobre mobilidade e inclusão em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

Entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, o ITDP Brasil esteve em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de promover uma “Capacitação prática sobre mobilidade, desenvolvimento inclusivo e igualdade de gênero” para um grupo de mais de 50 técnicos e servidores municipais, além de representantes da sociedade civil organizada. A iniciativa foi financiada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e faz parte do programa Reviva Campo Grande.

A capacitação reuniu apresentações de conteúdo teórico sobre mobilidade urbana com recorte de gênero, experiências de outras cidades e atividades que tinham como principal intuito sensibilizar os participantes para as dificuldades que crianças, cuidadores e cuidadoras, idosos e idosas, gestantes e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida têm ao se deslocar na cidade. Por meio de uma caminhada sensível, que incluiu o uso de muletas, cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e vendas nos olhos, o público participante pôde identificar obstáculos durante a caminhada, como calçadas desniveladas e irregulares, buracos e falta de sinalização tátil. 

A atividade também incluiu um treinamento de coleta de dados e observações sobre o comportamento do pedestre, como a avaliação do fluxo de veículos e de pessoas caminhando, contagem do tempo dos semáforos e avaliação da utilização das faixas de travessia. A partir da dinâmica, os participantes avaliaram as informações coletadas com o objetivo de desenvolver propostas de melhorias para os problemas e necessidades identificados.

Fotos: Danielle Hoppe (ITDP Brasil) e Bruna Sato (Metrópole 1:1)

De acordo com Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos do ITDP Brasil, os conteúdos abordados foram bem recebidos pelos participantes. Além disso, a presença de pessoas em cadeira de rodas e com deficiência visual durante toda a semana enriqueceu a troca de experiências e aprofundou o entendimento do grupo quanto à necessidade de incorporar o desenho universal nos projetos urbanos, garantindo acessibilidade plena à cidade.

A partir do conteúdo e das dinâmicas durante os cinco dias de capacitação, pretende-se que algumas recomendações e avaliações sejam consideradas nas próximas etapas do Reviva Campo Grande. O programa tem como objetivo revitalizar o centro da cidade e envolve, além de estratégias para aprimoramento da acessibilidade, a implantação de um espaço mais atrativo do ponto de vista econômico, social e cultural.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content