fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil no 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito da ANTP

O ITDP Brasil participou do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que aconteceu de 23 a 25 de junho em Santos, SP. Clarisse Linke, Diretora-Executiva do ITDP Brasil, participou da mesa A implantação de sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) e a expansão nas cidades brasileiras, moderada pelo jornalista da CBN Adamo Basani, e que também teve a presença de Marcos Bicalho dos Santos, diretor-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Alexandre Castro, gerente de infraestrutura do Consórcio Operacional BRT; e do presidente da BH Trans, Ramon Victor Cesar.

Durante a mesa, os especialistas discutiram quais os padrões de projeto que estão sendo aplicados, não só pelo viés da concepção do BRT como sistema de transporte, mas também da qualidade da manutenção, tanto dos serviços prestados, quanto da infraestrutura, que permitem garantir a qualidade ao longo do tempo. Como manter a alta qualidade os sistemas implantados, e de quem é a responsabilidade foi outro ponto debatido. Por fim, as oportunidades e desafios para implantação e expansão do transporte de média e alta capacidade no Brasil foi assunto da mesa.

“É fundamental ouvir a opinião de profissionais que vivenciam estes desafios e criar um espaço de diálogo e colaboração para começar a pensar numa agenda conjunta pra expandir a infraestrutura de transporte urbano das cidades brasileiras.”, destacou Clarisse Linke.

 

Thiago Benicchio, Gerente de Transportes Ativos do ITDP Brasil, moderou um debate sobre mobilidade por bicicletas durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, com a participação de Antonio Carlos Silva Gonçalves, Diretor-Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos); Eveline Prado Trevisan, Coordenadora do Programa Cicloviário de Belo Horizonte (BHTrans); Suzana Nogueira, Chefe do Departramento Cicloviário da CET-SP; e Antonio Miranda, Assessor da Presidência do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

“Mobilidade por bicicletas: ciclovias e mais além” foi o tema do debate que fez uma abordagem sobre o modo como os municípios brasileiros têm buscado incentivar e garantir a utilização da bicicleta. Além de implementar ciclovias, ciclofaixas e bicicletários, as cidades passaram a desenvolver programas e leis específicas sobre o tema.

“A apresentação dos programas cicloviários das quatro cidades convidadas demonstra que temos bons exemplos de administrações que estão pensando em um conjunto de ações para a mobilidade por bicicletas. Além da construção de infraestrutura cicloviária com o conceito de rede mínima, conhecemos os programas de bicicletários, bicicletas compartilhadas, comunicação, acalmamento de tráfego e outras ações que ajudam a tornar a bicicleta uma opção de transporte cada vez mais utilizada.” afirmou Thiago Benicchio.

.

.

Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos e Gerenciamento de Demanda do ITDP Brasil, organizou com Thiago Benicchio a oficina: “Ações integradas para a inclusão da bicicleta nas políticas de mobilidade”. A oficina tratou a questão da inserção da bicicleta de maneira articulada com o conjunto de políticas de mobilidade e desenvolvimento urbano das cidades brasileiras. Quais elementos e princípios devem orientar os projetos cicloviários? Como estabelecer uma estratégia de implementação da política cicloviária? Como ampliar o alcance das iniciativas em curso no município? Estas foram as questões que nortearam a atividade. Na opinião de Danielle, antes de construir infraestrutura cicloviária segregada, a política pública para fomentar a utilização da bicicleta deve priorizar as intervenções que facilitem a circulação dos ciclistas em toda a rede viária, como a redução da velocidade do tráfego motorizado.

.

.

Programa completo do congresso

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo