fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP apresenta lições aprendidas durante a eletrificação de frotas de ônibus na China

Com o objetivo de apresentar as razões que levaram a China a liderar o tema da eletrificação de frotas de ônibus, o ITDP Brasil realizou o webinar Operacionalização de frotas elétricas: o que as cidades chinesas podem nos ensinar? O evento contou com a parceria Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA), liderado pelo ICCT e C40, e possibilitou trocas entre cidades latino americanas que estão avançando na transição para eletromobilidade.

A cidade de Shenzhen foi pioneira na transição para uma frota de ônibus inteiramente elétrica | Foto: ITDP China

A operacionalização e implementação de frotas elétricas na China se destaca por diversos motivos. Além de possuir a maior frota de ônibus elétrica do planeta, Shenzen é a única cidade do mundo onde todos os veículos são elétricos. O progresso de Shenzen, que até 2017 já contava com cerca de 16,4 mil ônibus elétricos em circulação, foi realizado ao longo de oito anos, e já colhe diversos benefícios.

Para relatar a experiência chinesa, o evento contou com a apresentação de Shanshan Li, Vice-Diretora do ITDP China, que trouxe aprendizados e recomendações importantes sobre a implementação e operacionalização em larga escala de ônibus elétricos no país. Além do exemplo de Shenzen, a especialista falou de aspectos práticos, dados operacionais, tipos de infraestrutura de recarga e pontos-chaves para o dia a dia da operação. 

A importância do incentivo governamental, incluindo subsídios nacionais e locais, para alavancar a transição das frotas foi destacada por Shanshan. Na China, a implementação da iniciativa  “10 cidades, mil ônibus” foi o primeiro passo para iniciar a eletrificação dos veículos. “O posicionamento do governo garantia que veículos movidos a novas fontes de energia, como os ônibus elétricos, desempenhassem um papel essencial nas sete indústrias consideradas estratégicas da China”, explica a Vice-Diretora ao citar a política logo foi expandida para todo o país.

O encontro também apontou o panorama global quanto à eletrificação, além do contexto brasileiro e da América Latina. Para Beatriz Rodrigues, Coordenadora de Transporte Público do ITDP Brasil, o recorte facilitou a troca de experiências entre cidades, o significa um passo importante para a transformação do transporte público. “A partir de discussões mais profundas e trocas de aprendizados é possível mitigar erros e desenvolver soluções inovadoras que colaboram para o desenvolvimento de cidades e regiões metropolitanas brasileiras mais limpas, sustentáveis e inclusivas.”, afirma Beatriz.  

Assista a apresentação completa feita pela Shanshan Li:
Faça o download dos slides aqui.
A participação do ITDP neste projeto foi viabilizada por meio do apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content