fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Encontro internacional discute o contexto da luta por direitos das mulheres

Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil, foi uma das convidadas do encontro internacional Mulheres em Movimento – Direitos e Novos Rumos, evento promovido entre a parceria do Fundo ELAS, British Council, Open Society Foundations Brasil e ONU Mulheres. O evento, que tem como objetivo fortalecer o movimento de mulheres para a defesa da democracia e contra a criminalização do ativismo de mulheres, acontece de 25 a 27 de janeiro e reúne cerca de 150 participantes do Brasil, Chile, Bolívia, Argentina e Colômbia.  

A mobilidade urbana pela perspectiva das mulheres foi o assunto apresentado por Clarisse, que destacou a importância da participação da mulher no planejamento das cidades. “É preciso que a mulher tenha uma atuação mais efetiva sobre o planejamento urbano, principalmente na questão dos transportes, que ao longo do tempo, tem sido conduzido exclusivamente por homens”. Outro ponto destacado por Clarisse, foi o fato de que é indispensável pensar a cidade sob um olhar da multiplicidade cultural de cada território. “Devemos sempre levar em conta o fato de que as necessidades de deslocamento das mulheres estão relacionadas ao contexto onde elas vivem. Nesse sentido, os problemas de uma mulher negra, pobre e que mora na periferia, são diferentes de quem vive em outras regiões”.

Especialistas ligadas às questões de gênero afirmam que os direitos das mulheres estão sob ameaça no Brasil. Em maio de 2016, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos foi extinto. Além disso, todos os Ministérios passaram a ser ocupados por homens. Leis que restringem direitos já conquistados pelas mulheres, como a PL5069, foram aprovadas. Tais medidas fizeram com que o Brasil despencasse 22 posições no ranking de igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial, o Índice Global de Desigualdade de Gênero.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content