fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil e EMTU/SP assinam convênio de cooperação técnica e promovem oficina sobre mobilidade sustentável e sistemas de BRT

Foto: Diego Silva – ITDP Brasil

Planejamentos integrados, ações conjuntas. Atuar nas regiões metropolitanas para dar um sentido comum e integrado às políticas de mobilidade urbana é fundamental para redefinir a lógica do transporte nas grandes cidades. Para alcançar estes objetivos, o ITDP Brasil e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) assinaram convênio de cooperação técnica. Por meio do convênio de cooperação, que tem vigência de um ano, o ITDP passa a auxiliar a EMTU/SP no processo de incorporação de princípios de mobilidade urbana sustentável e no aprimoramento dos conhecimentos do corpo técnico, em especial quanto à padronização de conceitos e elementos relacionados a sistemas de BRT nos projetos desenvolvidos pela empresa.

A EMTU/SP é responsável pela implantação e gerenciamento do transporte público intermunicipal de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Entre os dias 24 e 25, ITDP e EMTU/SP realizaram um ciclo de reflexões sobre mobilidade sustentável e sistemas de BRT, envolvendo técnicos e especialistas em transporte de ambas as instituições. As discussões cobriram temas como planejamento integrado entre uso do solo e transportes, transporte público e gestão da demanda por viagens. Além disso, foram apresentados os temas cobertos pela nova edição do Manual de Planejamento de BRTs, a ser lançado ainda este ano (confira a 3ª edição, publicada em português em 2008 pelo Ministério das Cidades neste link).

Iuri Moura, Gerente de Desenvolvimento Urbano do ITDP Brasil apresentando conceitos do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável – Foto: Gabriel T. de Oliveira, ITDP Brasil.

Esta é a primeira de  duas atividades de intercâmbio de práticas, que subsidiarão o desenvolvimento de soluções para a mobilidade urbana nas cinco regiões metropolitanas sob gestão da EMTU/SP – que reúnem, ao todo, 133 municípios. “O número de municípios, projetos e pessoas atendidas pela EMTU/SP é surpreendente. Esperamos que as trocas promovidas neste ciclo contribuam para a formação de uma visão holística de planejamento e mobilidade urbana.”, afirma Gabriel Oliveira, coordenador de transporte público do ITDP Brasil. “Com isso, teremos projetos de corredores de transporte bem integrados às cidades, que promovam maior qualidade de vida para as pessoas.”

Paulo Leão, EMTU/SP. Foto: Gabriel T. de Oliveira, ITDP Brasil.

De acordo com Paulo Leão, chefe do departamento de planejamento corporativo da EMTU/SP, as atividades tiveram um impacto muito positivo nos participantes, que destacaram a importância de conhecer mais sobre o temas apresentados. “A maioria dos técnicos que participaram das atividades são aqueles que colocam as mãos na massa. São eles que estão ligados diretamente à execução dos projetos. Para eles, conhecer detalhes sobre todo o trabalho, ampliar os conceitos e perceber de que modo estão envolvidos nas etapas, desde o planejamento até a execução, é muito importante”, comentou Paulo.

A primeira atividade contou com a participação de cerca de vinte técnicos e gestores em cada um dos dias e foi transmitida para as sucursais regionais da EMTU/SP. Para​ Marilene Montovani, assessora de meio ambiente da EMTU/SP, essas atividades são importantes para que os técnicos de diferentes áreas percebam a relevância de cada setor em todas as etapas de um empreendimento, desde sua concepção, elaboração dos projetos e execução de suas obras. “É preciso, por exemplo, que os impactos ambientais sejam discutidos e avaliados em todas as fases e que essa discussão seja relevante para todos os envolvidos e que tenha ganhos não só de mobilidade, mas também, ganhos ambientais e de qualidade de vida”, comentou Marilene.

A segunda atividade está prevista para acontecer em agosto deste ano, quando serão tratados os temas de mobilidade por bicicleta, mobilidade a pé e será aprofundada a discussão sobre planejamento de sistemas de BRT.

 

.

Galeria de Fotos

atualizado em 30/05/2017

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo