fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Boletim #5 explora como as informações do IBGE servem de insumos para elaborar e monitorar políticas públicas de mobilidade urbana

Num país tão extenso e desigual como o Brasil, a produção de dados é fundamental para compreender a realidade da população e orientar as decisões de órgãos públicos, além de possibilitar o monitoramento das políticas públicas. Apesar disso, órgãos produtores de informações, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem sofrendo cortes orçamentários que podem comprometer a capacidade técnica e eficiência do Instituto.

Com o objetivo de ressaltar a importância desses dados, o último Boletim MobiliDADOS em foco deste ano destaca como as pesquisas do IBGE geram informações fundamentais para elaborar e monitorar políticas públicas que promovem o acesso ao transporte público e às oportunidades nas cidades

Foto: Agência de Notícias IBGE

Em vista da capacidade técnica e eficiência na produção da informação, as pesquisas do IBGE conferem ao órgão reconhecimento internacional. No Brasil, os dados gerados pelo IBGE também são significativos quando consideramos que muitos municípios não possuem capacidade técnica ou orçamento para realizar estudos próprios com métodos robustos.

Nesse contexto, a quinta edição do Boletim apresenta as pesquisas realizadas pelo órgão, como o Censo Demográfico, a Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), a Pesquisa sobre Orçamento Familiar (POF) e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), e como cada uma delas gera insumos para a elaboração e monitoramento de políticas públicas de mobilidade urbana em âmbito federal, metropolitano e municipal. A publicação também mostra como as informações são importantes para o acompanhamento  dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content