fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

“Basta ter o espaço que as pessoas usarão bicicleta”

Jon Orcutt durante debate em São Paulo

No último dia 8/11 a cidade de São Paulo recebeu o bate-papo com Jon Orcutt sobre “Ativismo e Políticas Públicas”. Ex-diretor de Políticas Públicas do Departamento de Transportes de Nova York, Jon Orcutt coordenou o plano de segurança viária “Vision Zero”, do prefeito Bill De Blasio, em 2014. Promovida pelo ITDP Brasil em parceria com a associação Ciclocidade, a conversa tinha por objetivo discutir de que formas a sociedade civil pode se organizar e mobilizar para garantir melhores políticas públicas que tragam mais qualidade de vida e cidades mais humanas.

Jon Orcutt apresentou para representantes da sociedade civil e órgãos públicos a proposta de gestão do ex-prefeito de NY, De Blasio, conhecida por “Vision Zero”. O “Vision Zero” parte da ideia de que mortes no trânsito não são acidentais ou aceitáveis, mas sim fatos que podem ser evitados com políticas públicas e planejamento urbano.

A conversa então passou a abordar a relação entre sociedade civil e poder público. A partir da gestão da ex-secretária de Transportes de Nova York e atual membro do conselho diretor do ITDP, Janette Sadik-Khan, grupos da sociedade civil perceberam que a reivindicação deles passou a ser também a do governo. Com isso eles perceberam que o público a ser convencido de que as medidas teriam um impacto positivo para todos não era mais o governo, mas sim uma restante da sociedade.

“O processo de implementação de ciclovias em NY tem semelhanças com o de São Paulo, pois ambos foram feitos de maneira rápida e em larga escala. Com isso surgiram as reações contrárias. É importante uma liderança política que não se abale com a primeira onda de críticas e siga perseguindo o seu objetivo”, disse Jon no encontro.

Ele também contou que, após a implementação em NY, alguns institutos de pesquisa começaram a avaliar a aceitação da população e perceberam que as notícias negativas da mídia não condiziam com o apoio da sociedade. Aos poucos, o apoio foi crescendo até que, com a inauguração do sistema de bicicletas compartilhadas em 2013, finalmente o apoio da maioria foi podia ser percebido.

Após um passeio de bicicleta pela cidade de São Paulo, Orcutt se mostrou impressionado com a quantidade de pessoas na Ciclofaixa de Lazer.”Isso demonstra claramente que as pessoas estão com muita vontade de usar mais a bicicleta em São Paulo e que basta ter o espaço que elas usarão”, complementou Jon.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content