fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Arch Daily: Análise sobre legislação urbana e corredores de transporte nas grandes cidades brasileiras

screen-shot-2016-09-20-at-17-50-05

Com o objetivo de evidenciar o grau de alinhamento da Operação Urbana Consorciada (OUC) Bairros do Tamanduateí (São Paulo) e da Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) TransCarioca (Rio de Janeiro) com os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) no entorno de estações de transporte público, o ITDP Brasil analisou esses dois importantes instrumentos de orientação da política urbana, que visam regular o uso e a ocupação do solo em áreas no entorno de corredores de transporte público. O estudo também identificou aspectos positivos e negativos das práticas atuais nessas cidades.

O site de arquitetura Arch Daily publicou a análise na íntegra (link abaixo).
A OUC Bairros do Tamanduateí remete a um dos principais rios da cidade de São Paulo e estabelece regulamentação urbanística específica para o adensamento (construtivo e demográfico) e a requalificação de um perímetro que abrange cinco bairros da cidade de São Paulo. Já a AEIU TransCarioca estabelece diretrizes e incentivos para a requalificação do espaço urbano no entorno do corredor de BRT TransCarioca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

“Os resultados deste trabalho permitem ampliar o entendimento sobre o papel dos instrumentos legais da política urbana municipal na promoção do DOTS e fornecer subsídios para adequação e aplicação de instrumentos capazes de contribuir com este modelo de desenvolvimento e com a promoção da mobilidade sustentável”, explica Iuri Moura, gerente de Desenvolvimento Urbano do ITDP Brasil.

Leia a análise completa no site Arch Daily

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo