As cidades devem desenvolver estratégias de gestão da mobilidade para redução do tráfego que priorizem as pessoas e o bem estar. Essas medidas ampliam a consciência dos motoristas sobre os custos da opção por dirigir, uma vez que se somam aos gastos já existentes novas despesas ligados aos impactos ambientais e sociais. Para contribuir com o tema, produzimos o estudo Gestão da mobilidade para cidades inclusivas (Taming Traffic, título da publicação original em inglês).
Com destaque para políticas de gestão de estacionamentos e de precificação do acesso a determinadas áreas, a publicação busca mostrar os desafios e oportunidades de cada opção, com estudos de caso internacionais ilustrando as iniciativas e contextualizando-as de acordo com as especificidades locais.
Enquanto globalmente buscamos nos recuperar dos impactos da pandemia de Covid-19, as cidades têm a oportunidade de frear o crescimento da demanda por automóveis priorizando espaço para as pessoas, além de gerar recursos que podem ser investidos no transporte público, na mobilidade a pé e por bicicleta e em outros modos de transporte sustentáveis.