fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP comemora trinta anos de fundação em 2015

.

Em 2015 o ITDP completa 30 anos! Durante as três últimas décadas, foram mais de 100 cidades em 35 países, nas quais o ITDP acompanhou diferentes projetos para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.

.

.

Atuando em conjunto com governos e organizações da sociedade civil para apoiar, desenvolver e ampliar políticas de transporte sustentável, o ITDP também tem um trabalho contínuo de identificação, documentação e disseminação de boas práticas, mantendo um extenso acervo de publicações próprias, como padrões de qualidade e manuais.

.

Trinta anos depois, o ITDP segue fornecendo ferramentas para que os agentes locais possam gerar soluções, propor mudanças nas cidades, sensibilizar poder público, sociedade civil e gestores de transportes.

.

Campanha global “Word on the Street”

Para comemorar seus 30 anos, o ITDP começou uma campanha global batizada the “Word on the Street”, na qual convidou gestores públicos, especialistas, ativistas e agentes de mudança a compartilhar sua visão e perspectivas para a área de transportes e mobilidade sustentável: quais foram os avanços, o que está vindo por aí e como as pessoas podem se envolver. Conheça alguns desses olhares.

 .

Navegue em nosso mapa comemorativo dos 30 anos do ITDP

(disponível apenas em inglês)

.

Clarisse Linke

Diretora-executiva do ITDP no Brasil

“As cidades do século XXI serão repletas de escolhas, como os meios de transporte não motorizados, para deslocamentos curtos. Em todo o mundo, os habitantes das cidades não querem ficar sentados em seus carros em intermináveis engarrafamentos. Eles não querem se sentir ameaçados em um simples percurso de bicicleta para o trabalho. Eles querem estar em cidades que proporcionam interações criativas, circulação acessível a todos, em um ambiente saudável e vibrante. Temos que agir imediatamente, antes que as cidades fiquem sufocadas pelo excesso de carros”, ressalta Clarisse Linke, diretora-executiva do ITDP Brasil desde 2012 e mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE).

Júlio Lamas

Jornalista, vencedor do 1º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável

“De acordo com as Nações Unidas, 6,5 bilhões de pessoas habitarão as cidades em 2045 e mais de 80 por cento estarão em países emergentes como Brasil, China e Índia. Uma das questões mais importantes para os próximos 30 anos é o desafio de planejar centros urbanos que proporcione uma melhor qualidade de vida para os 84 por cento de aumento na população global que os especialistas antecipam”, pontua Julio Lamas, vencedor da 1ª edição do prêmio em 2013 com matéria na revista National Geographic,  concorrendo com mais de 50 matérias de 17 veículos diferentes. Atualmente, Julio assina a coluna Urbanidades, do Planeta Sustentável.

Seminário de Gestão da Demanda por Viagens

Michael Replogle

Fundador do ITDP e do Bikes Not Bombs

“Em 1984, com os EUA envolvidos em uma guerra na Nicarágua, tivemos a ideia de enviar bicicletas como uma forma de ajuda humanitária. Essa ação serviu para despertar os cidadãos americanos a pressionar o governo contra a guerra. Com a campanha “Bikes not Bombs” conseguimos sensibilizar e demonstrar que a mobilidade básica pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”. Michael Replogle tem mais de 30 anos de experiência em transportes, planejamento urbano e políticas públicas. De 2009 a 2015, Michael Replogle liderou o Programa de Política Públicas do ITDP. Replogle é membro do Comitê Consultivo dos EUA sobre Transporte e Membro Emérito da Research Committee on Board.

 

Equipe do ITDP no Brasil

Com sede na cidade de New York (EUA) e escritórios na Argentina, Brasil, China, Índia, Indonésia, México e Washington D.C. (EUA), o ITDP possui uma equipe multidisciplinar de mais de 60 profissionais especialistas em planejamento urbano, engenharia de transportes e políticas públicas, dentre outras áreas. Conheça a equipe do ITDP no Brasil.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content