Novo sistema de BRT, requalificação de espaços públicos, implementação de nova política de estacionamento e melhorias na infraestrutura para bicicleta e pedestres fizeram de Yichang, na China, a ganhadora da décima primeira edição do Sustainable Transport Award (STA). Moscou, na Rússia, e Rosario, na Argentina, receberam menção honrosa do Comitê Diretor do STA.
.
A cidade chinesa Yichiang foi a grande vencedora da edição 2016 do Sustainable Transport Award (STA). Com 1,5 milhão de habitantes, Yichiang é uma cidade influente na área central da China e construiu em apenas um ano 20km de corredores de BRT de alta qualidade (Padrão Ouro, de acordo com o Padrão de Qualidade BRT). A rápida implementação de toda essa infraestrutura foi fundamental para reduzir os congestionamentos e diminuir os índices de poluição na cidade.
Com a implementação dos novos corredores de BRT, cerca de 500 vagas de estacionamento foram removidas para dar lugar a 30 quilômetros de ciclovias e a implantação de um novo sistema de bicicletas públicas, com 645 bicicletas e 27 estações, oferecendo mais oportunidades de integração e acesso à cidade.
.
.
Rosário (Argentina) e Moscou (Rússia) foram as outras duas finalistas do prêmio
Desde 2005, o Sustainable Transport Award (STA) é concedido anualmente a uma cidade que tenha implementado iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como promovam a redução da emissão de gases do efeito estufa durante o ano anterior. Em 2015, a décima edição do Sustainable Transport Award (STA) chegou a um resultado inédito e decidiu pela primeira vez em sua história premiar três cidades ao mesmo tempo: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Entre os vencedores das edições anteriores do Sustainable Transport Award (STA) estão Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte (2015); Buenos Aires (2014); Cidade do México, México (2013); Medellin na Colômbia e San Francisco nos EUA (2012); Guangzhou na China (2011); Ahmedabad na Índia (2010); New York nos Estados Unidos (2009); Londres no Reino Unido (2008); Paris na França (2008); Guayaquil no Equador (2007); Seoul na Coreia do Sul (2006); e Bogotá na Colômbia (2005).
As cidades vencedoras do Sustainable Transport Award (STA) são escolhidas por um Comitê do qual fazem partes os maiores especialistas e organizações atuantes internacionalmente na área de mobilidade sustentável e transportes. Em 2016, o Comitê Diretor do prêmio foi formado por:
- Institute for Transportation and Development Policy (ITDP)
- TransitCenter
- The World Bank
- WRI Ross Center for Sustainable Cities
- GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)
- Clean Air Asia
- Clean Air Institute
- ICLEI – Local Governments for Sustainability
- CODATU
- Despacio
.