fbpx

Sobre nós

Sobre nós

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) é uma organização sem fins lucrativos, constituída em Washington, D.C. em 1985 e sediada na cidade de Nova York. A missão do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equitativo em todo o mundo. Trabalhamos com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

A principal competência do ITDP é no projeto de sistemas de transporte, com foco em transporte público, incluindo Bus Rapid Transit (BRT); gestão de demanda de viagens (TDM), abordando a cobrança de usuários e reforma de estacionamento; transporte ativo; política de transportes e clima; e, mais recentemente, o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS, em tradução do termo original Transport Oriented Development). O ITDP é composto por alguns dos maiores especialistas do mundo em transporte urbano sustentável e tem ampla experiência em enfrentar problemas de congestionamento, poluição e exclusão social em inúmeras cidades do mundo todo por meio de reformas políticas e implementação de projetos. Todo o trabalho do ITDP busca o equilíbrio entre o  crescimento e o planejamento de baixo carbono com estratégias socialmente justas e economicamente eficientes.

Nossa missão

Promoção do transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para garantir o acesso à cidade, reduzir emissões de carbono e a desigualdade social.

Nossa visão para 2030

Até 2030, o Brasil terá atingido a meta de 43% de redução de emissões de GEE estabelecida em Paris. Pelo menos 15 cidades terão adotado uma abordagem de Desenvolvimento Orientada ao Transporte Sustentável (DOTS), o que resultará em cidades vibrantes, seguras e sustentáveis, que preveem normas de uso do solo e de investimento em mobilidade em seus instrumentos regulatórios. Haverá um aumento no percentual de pessoas que vivem perto dos sistemas de transporte de média e alta capacidade e uma mudança significativa no padrão dos deslocamentos realizados, com menos veículos percorrendo longas distâncias. As cidades apresentarão transformações tangíveis, com a adoção de soluções de baixo carbono e acesso equitativo a diferentes grupos, independentemente de renda, raça, gênero, deficiência e idade, para oportunidades econômicas, sociais e culturais. As agências governamentais e nacionais de financiamento acelerarão seus investimentos em infraestrutura verde, com mecanismos de financiamento mais rigorosos para projetos de transporte e para habitação de interesse social bem localizadas. O setor privado investirá em comunidades inclusivas com ambientes de caminhada e infraestrutura cicloviária de alta qualidade, conectadas a sistemas de transporte público. A sociedade civil estará bem equipada e posicionada para se engajar ativamente nos processos de planejamento e monitoramento das políticas urbanas.

Nosso marco referencial

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content