O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e o Comitê do Prêmio de Transporte Sustentável têm o orgulho de anunciar Salvador, Brasil, como vencedora do Prêmio de Transporte Sustentável em 2026. A Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador (SEMOB) receberá o prêmio em uma cerimônia a ser transmitida em 11 de fevereiro nos canais online do ITDP. A capital baiana também participará da Série Sustainable Transport Award ao longo do ano, juntamente com Kochi e Santiago.
A cidade de Salvador, que possui cerca de dois milhões e meio de habitantes, tem investido no transporte público elétrico de qualidade, com foco no BRT. Em 2024, inaugurou um novo corredor de 7 km que marca um passo à frente na expansão do acesso aos articulados, com várias estações modernas e acessíveis, além de intervenções específicas no espaço público. O sistema agora inclui mais de 12 km ao longo de dois corredores de BRT que opera com várias linhas. O BRT de Salvador também introduziu uma frota de ônibus elétricos e começou a operar com um terminal elétrico dedicado à recarga desses veículos, sendo o primeiro e único eletroterminal do Brasil.
Várias estações ao longo do novo corredor incluem medidas importantes de acessibilidade, como elevadores e embarque nivelado, para ajudar os passageiros com mobilidade reduzida ou deficiênca a viajar com mais conforto. Algumas estações também possuem bicicletários, estações de compartilhamento de bicicletas e patinetes. No geral, essas ofertas podem incentivar mais o acesso multimodal entre ônibus e mobilidade ativa — uma parte essencial de qualquer rede de transporte urbano sustentável. Com as mudanças, os habitantes têm mais oportunidades de escolher opções de transporte sustentável conectadas e convenientes para suas viagens.
Desde o início das operações, entre 2024 e2025, o novo corredor de BRT ajudou a reduzir 780 toneladas de emissões acumuladas de CO₂, um número que deve aumentar à medida que os ônibus expandirem sua quilometragem, podendo atingir até 220 km por veículo por dia. Além dos benefícios ambientais, o corredor transformou o deslocamento diário de muitos usuários. Por exemplo, a linha semidireta entre o bairro da Lapa e o Terminal Rodoviário ajudou a reduzir o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 18 minutos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (SEMOB), a eficiência e o serviço do sistema de média capacidade levaram a um aumento de 10% no número de passageiros, sinalizando fortes resultados e boa recepção do público ao BRT.
Além da infraestrutura física, o sistema de BRT visa melhorar a segurança e o atendimento aos usuários. Várias estações contam com segurança 24 horas e conta com uma equipe de homens e mulheres para auxiliar as pessoas dentro e fora das estações. O objetivo é ressaltar a visão do projeto, que almeja promover um ambiente de transporte público mais seguro e acolhedor para todas as pessoas. O desejo de criar um sistema de BRT mais receptivo demonstra a iniciativa da cidade em promover a mobilidade urbana sustentável, com foco na redução de emissões e inclusão social, além de reduzir a demanda pelo uso de veículos particulares.
“O projeto representa um ponto de inflexão para a mobilidade em Salvador”, disse Pablo Souza, Secretário de Mobilidade Urbana da SEMOB. “Ao investir em ônibus elétricos e infraestrutura acessível, não estamos apenas mudando a forma como as pessoas se deslocam pela cidade, mas também avançando em nossos objetivos mais amplos de melhorar a equidade, a ação climática e a qualidade de vida da população. O BRT já está proporcionando benefícios reais a milhares de pessoas todos os dias.”
Menções honrosas a Kochi e Santiago
Salvador é acompanhada por duas menções honrosas do prêmio: Kochi, na Índia, e Santiago, no Chile. Kochi é reconhecida por seu inovador sistema de balsas Water Metro, que transformou o deslocamento pelas dez ilhas habitadas da cidade, oferecendo uma alternativa acessível, eficiente e sustentável aos veículos particulares. O sistema é integrado à infraestrutura de metrô, ônibus e ciclovias. Operando com uma frota de 78 barcos híbridos elétricos, o Water Metro oferece um serviço confiável em intervalos frequentes, ajudando a reduzir o tempo de viagem pela geografia única da cidade. Por exemplo, já foi comprovado que ele reduz uma viagem de uma hora por estrada para apenas 20 minutos por água por quase metade do custo.
A avançada propulsão híbrida dos barcos também economizou cerca de 184 gramas de CO₂ por passageiro-quilômetro percorrido, minimizando a poluição da água e do ar, além de proteger os ecossistemas aquáticos. Desde o lançamento em 2023, o Water Metro já transportou mais de 4,5 milhões de passageiros, com uma média de até 6 mil por dia. Com os recursos de acessibilidade, pontões flutuantes e altos padrões de segurança, o projeto se tornou um modelo de transporte público inovador, integrado e de baixa emissão.
Santiago, no Chile, também está passando por uma transformação histórica no transporte público, caminhando para uma frota de ônibus 100% elétrica, em linha com a meta nacional do país de neutralizar a emissão de carbono até 2050. Por meio de novos processos de licitação integrados lançados pela Autoridade Metropolitana de Transporte Público (DTPM) em 2023 e 2025, mais de 1.900 novos ônibus elétricos e 55 terminais de recarga serão adicionados ao sistema RED Movilidad, elevando o total para 4.400 ônibus elétricos até 2026, o equivalente a 68% da frota. Essa mudança ajudará a evitar uma estimativa de 8,6 milhões de toneladas de emissões de CO₂ até 2040, ao mesmo tempo em que melhorará a qualidade do ar, a saúde e o acesso para milhões de pessoas.
Os ônibus elétricos já ajudaram a reduzir os custos de manutenção em 44% e os custos operacionais em 65%, além de aumentar a satisfação dos passageiros. Apoiado pelas sólidas estruturas jurídicas e financeiras de Santiago, pelos investimentos em infraestrutura de recarga e pelas modernas tecnologias de segurança, o sistema de ônibus da região está pronto para transformar a cidade em um modelo global de eletrificação.
“Estou muito feliz com os homenageados do programa STA deste ano. O compromisso de Salvador em expandir o sistema de BRT mostra que investimentos e políticas estratégicas podem impulsionar ações reais em mobilidade elétrica, melhorando o acesso, a qualidade do ar e a equidade”, afirma Heather Thompson, CEO do ITDP. “Juntamente com o inovador Water Metro de Kochi e a impressionante transição de Santiago para ônibus elétricos, todos os três homenageados deste ano demonstram que o foco no transporte público sustentável pode trazer imensos benefícios para o clima, a economia e todas as pessoas.”
O ITDP está ansioso para celebrar as conquistas dessas cidades e colaborar para a Série STA de 2026. O ITDP também é grato ao Comitê STA e a todos aqueles que enviaram indicações para 2026. As inscrições para o prêmio de 2027 serão abertas em fevereiro de 2026 e encerradas em abril de 2026. Os semifinalistas serão notificados em junho de 2026 com um pedido para enviar informações adicionais. O vencedor e as menções honrosas serão então notificados internamente em agosto de 2026, e o anúncio público ocorrerá em janeiro de 2027. Acesse STAward.org para atualizações.


