Para além do desenvolvimento de projetos voltados à promoção do desenvolvimento urbano sustentável e à melhoria da mobilidade urbana com foco nos modos coletivos e ativos, o ITDP Brasil tem se envolvido em iniciativas transversais que fomentam o diálogo da agenda de transporte com outros setores e temas.
Acreditamos que a transição para um modelo de mobilidade urbana mais sustentável e de baixo carbono só poderá ser feita se políticas e projetos do setor forem planejados e implementados a partir da cooperação entre representantes dos setores público, privado, da academia e da sociedade civil. Também acreditamos que é preciso agregar agendas e temas que tradicionalmente não são discutidos no setor de transporte para garantir uma abordagem mais equitativa e ampliada da questão que traga benefícios para toda a sociedade.
Atividades desenvolvidas:
- Desenvolvimento do projeto A Cor da Mobilidade sobre o impacto do racismo estrutural nos deslocamentos de pessoas pretas e pardas nas cidades brasileiras com o objetivo dar visibilidade a como os sistemas de mobilidade urbana são impactados pelo racismo histórico e colaborar para que gestores públicos e organizações da sociedade civil avancem em soluções para este desafio.
- Desenvolvimento de pesquisas e estudos para avaliação da efetividade das políticas de mobilidade urbana a partir da perspectiva de gênero e sua intersecção com raça e pela ótica da primeira infância, visando um acesso mais equitativo às oportunidades da cidade.
- Participação em iniciativas governamentais, da sociedade civil e da academia para monitoramento e avaliação de planos e políticas governamentais, tais como planos estratégicos, planos de metas e planos de mobilidade.