fbpx

Avaliação de BRTs

O conceito de corredores exclusivos e qualificados para ônibus nasceu no Brasil, em Curitiba, nos anos 70. A ideia foi replicada em diferentes cidades brasileiras, e trinta anos depois “exportada” para Bogotá, onde foi aprimorada, se tornando hoje o que o ITDP Brasil entende por BRT (da sigla em inglês para Bus Rapid Transit), sistemas de operação exclusiva em corredores de ônibus.

Para garantir que os sistemas de BRT possam oferecer uma experiência mais uniforme e de qualidade superior a seus usuários, além de benefícios econômicos e impactos ambientais positivos, o ITDP avalia corredores de BRT no mundo inteiro com base no Padrão de Qualidade de BRT, que estabelece uma definição comum dos sistemas de operação exclusiva em corredores de ônibus e reconhece os sistemas de BRT de mais alta qualidade já implantados em todo o mundo.

O Padrão de Qualidade de BRT funciona como uma ferramenta de avaliação com base nas melhores práticas internacionais e estabelece um ranking, no qual os corredores de BRT são classificados segundo uma série de categorias que refletem o desempenho e a qualidade do serviço, recebendo uma pontuação de 0 a 100. Os corredores de BRT de mais alta pontuação são classificados nos rankings OuroPrataBronze e Básico. Os elementos que recebem pontos no Padrão de Qualidade de BRT são avaliados em uma grande variedade de contextos, não só pelo ITDP mas também pelos maiores especialistas técnicos em BRT do mundo. Até agora já foram avaliados quase 100 sistemas em mais de 60 cidades ao redor do mundo, clique aqui para visualizar a planilha com as avaliações.

Corredores avaliados pelo ITDP Brasil:

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content