fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Precisamos de novos caminhos para as cidades

A jornalista Natália Garcia é a vencedora do prêmio promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, e vai a New York conhecer de perto as melhores iniciativas em mobilidade urbana.

Para ampliar e qualificar o debate em torno dos desafios em mobilidade urbana dos grandes centros urbanos, o IITDP Brasil promoveu este ano o 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável. Foram 44 matérias de 15 publicações diferentes em pouco mais de um mês de inscrições, vindas de diversas partes do país. O comitê de jurados elegeu como vencedora Natália Garcia, de São Paulo, com a matéria Novos Caminhos para a Cidade, publicada na revista Superinteressante em maio deste ano.

Natália Garcia é uma jornalista que foi conhecer o mundo para ajudar São Paulo. Idealizadora do projeto Cidades para Pessoas, ela levantou recursos por crowdfunding e percorreu de bicicleta 12 cidades do mundo durante um ano para conhecer de perto exemplos de boas práticas que pudessem inspirar as cidades brasileiras.

Hoje em dia, além de escrever para a revista e blog da Superinteressante, ela se dedica a cocriar e prototipar ideias para cidades mais humanas, e faz parte de conselhos de organizações e movimentos da sociedade civil como o Minha Sampa e Virada Sustentável.

“Cidades atraem tanta gente porque concentram uma oferta rica e diversa de oportunidades. Só que os caminhos que levam até essas oportunidades nunca estiveram tão congestionados. Nas principais regiões metropolitanas do Brasil, custa tempo demais, dinheiro demais, ou ambos, para acessar oportunidades básicas como escola e trabalho. A reposta para esse problema complexo não é – e nem poderia ser – simples”, explica a vencedora.

“Precisamos de novas métricas para entender porquê e como as pessoas escolhem se locomover. Precisamos superar um antigo paradigma de que a boa mobilidade é a que oferece mais metrôs ou mais ciclovias. O mais desejável é uma rede diversa de opções de locomoção, em que seja possível escolher entre eficiência e desfrute. Precisamos de novos caminhos para as cidades. E novos caminhos são novas oportunidades”, defende Natália.

Já a jornalista Roberta Soares, de Recife, recebeu a menção honrosa com a matéria Do sonho à realidade, publicada no Jornal do Commercio, na qual compara a mobilidade urbana de Recife com outras capitais e mostra casos bem sucedidos. Além desta, Roberta concorreu ao prêmio com outras seis matérias, nas quais imprimiu sua marca: a premissa de que transporte público deve ser prioridade nas cidades brasileiras.

Roberta Soares é repórter sênior do Jornal do Commercio há 20 anos e há 12 cobre transportes e mobilidade urbana. Além disso, escreve para o blog De Olho no Trânsito, do Jornal do Commercio Online, e já ganhou diversos concursos de jornalismo nacionais, regionais e estaduais, e finalista em outros prêmios consagrados, como o CNI, Cristina Tavares e Líbero Badaró.

A decisão foi difícil para o júri, que fez a escolha com base em critérios como qualidade das informações, grau de inovação e relevância para a sociedade. Mas também muito gratificante, é o que explica Christina Velho, jurada e representante da ANDI – Comunicação e Direitos, que apoia a realização do prêmio desde sua primeira edição. “Foi um prazer participar desta segunda edição e verificar que a qualidade e a consistência das matérias selecionadas evoluiu muito do ano passado pra cá”, reflete Christina.

Segundo ela, isso é um ótimo sinal. “A preocupação em qualificar a informação sobre mobilidade urbana reflete que a demanda social cresceu e que a mídia está fornecendo informações mais abalizadas, propiciando mais acesso à informação, e consequentemente, contribuindo para escolhas mais conscientes da população”, explica a jornalista.

O corpo de jurados do 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável foi formado por Helena Orenstein (presidente do Conselho Diretor do ITDP Brasil), Zé Lobo (Presidente da ONG Transporte Ativo), Christina Velho (jornalista e representante da ANDI – Comunicação e Direitos) e Luciana Nicola (Gerente de Relações Institucionais do Banco Itaú).

O prêmio ocorreu simultaneamente nos escritórios regionais do ITDP no México e Brasil. No México, o vencedor foi o jornalista Giovanni Zayas, com a matéria El (orgullosamente) pueblo bicicletero de Cholula por la primera zona 30 del país.

O prêmio será entregue à Natália Garcia e Roberta Soares em novembro, durante um brunch no Forte de Copacabana com a equipe do ITDP Brasil e o corpo de jurados. Natália Garcia também ganhará uma visita técnica à New York em novembro deste ano para conhecer boas práticas na promoção de transportes de baixo carbono, desincentivo ao uso do automóvel, desenvolvimento urbano sustentável e políticas públicas.

O 2º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana contou com o patrocínio do Banco Itaú e apoio da Transporte Ativo e ANDI – Comunicação e Direitos.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo