A promoção de um paradigma de mobilidade urbana mais sustentável só é possível por meio da atuação conjunta de agentes públicos e privados e da participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas coerentes e efetivas. Para tanto, a adoção de indicadores e o compartilhamento de parâmetros verificáveis para monitoramento, avaliação e controle social de políticas de mobilidade e desenvolvimento urbano são fundamentais.
Neste sentido, o Programa de Políticas Públicas do ITDP Brasil busca contribuir para o desenvolvimento de políticas urbanas mais equitativas e alinhadas aos princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável. São objetivos do programa fortalecer a capacidade técnica e institucional de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de planos e projetos de mobilidade e desenvolvimento urbano e equipar a sociedade civil organizada para a incidência nesses processos. O Programa também promove a adoção de indicadores com recorte de gênero, visando a garantia do pleno acesso às oportunidades da cidade para mulheres e crianças.
Atividades desenvolvidas:
- Apoio e assistência técnica ao poder público no desenvolvimento, monitoramento e avaliação de planos e projetos com foco em mobilidade e desenvolvimento urbano;
- Articulação com organizações da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e academia para a adoção de indicadores e o compartilhamento de dados sobre mobilidade urbana, gênero e mobilidade, transporte público e coletivo, transportes ativos, desenvolvimento urbano e emissão de poluentes;
- Construção, priorização, monitoramento de indicadores e métricas e disseminação por meio do MobiliDADOS;
- Pesquisa e desenvolvimento de estudos, documentação de boas práticas e recomendações, metodologias e manuais para novos processos de coleta e compartilhamento de dados.