fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP realiza série de eventos sobre estratégias para gestão do meio-fio

A abordagem do tema durantes os eventos permeia o planejamento e a execução de políticas e projetos para melhor uso dos espaços entre a calçada e a rua

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a otimização do uso do espaço viário, o ITDP Brasil convidou especialistas nacionais e internacionais para tratar de um assunto pouco discutido, mas extremamente importante: como sensibilizar gestores públicos no planejamento e na implementação de estratégias para gestão do meio-fio. Os eventos de capacitação aconteceram nos dias 07, 14 e 21 do último mês e contaram com o apoio da Frente Nacional das Prefeitas e Prefeitos (FNP).

A relevância de trazer esse tema também está no pouco conhecimento sobre a relação do espaço entre a rua e a calçada, e sobre todas as suas possibilidades de uso para além do estacionamento. Para aqueles que não tem familiaridade com o tema, a gestão do meio-fio abarca a análise da interação entre as vias públicas e as calçadas, visando determinar os usos mais adequados em cada contexto, com foco na promoção da mobilidade sustentável e na melhoria da qualidade dos espaços para os pedestres, ciclistas e usuários de ônibus. 

Os benefícios de otimização do espaço incluem uma distribuição mais equitativa das ruas, demonstrando o potencial de realocação do espaço público para outros usos e o abastecimento das atividades locais. Esse é um assunto ainda pouco abordado no Brasil, mas deve estar cada vez mais presente nas pautas de discussões sobre mobilidade urbana sustentável.

Os três dias de eventos abordaram diferentes aspectos do tema, com a proposta de fornecer subsídios, apresentar conceitos, discutir casos de sucesso de cidades como Lisboa e Nova Iorque e trazer reflexões e possíveis soluções para conscientizar gestores e planejadores sobre ferramentas e métodos para a gestão do meio-fio. Confira a programação:

Como a gestão do meio-fio pode otimizar o uso do espaço público?

Contamos com a presença de Philippe Crist, representante do Fórum Internacional de Transportes; Kelly Augusto, do EUROCLIMA/GIZ; e Mateus Humberto, da Universidade de São Paulo (USP) para discutir como a gestão do meio-fio pode otimizar o espaço público visando uma distribuição mais equitativa. O foco do dia se deu em apresentar o conceito de gestão do meio-fio, seus benefícios e etapas para implementação de estratégias, com exemplo da experiência internacional da cidade de Paris, apresentada por Philippe.

Como gerar novos usos para os espaços públicos dedicados os estacionamentos?

Este dia teve como objetivo apresentar estratégias para gestão das vagas em vias públicas e como gerar novos usos para os espaços públicos dedicados aos estacionamentos, sob a ótica da redução do uso de carros. Tivemos a participação de Lorena Freitas, do ITDP Brasil; Antônio Ferreira Silva da Prefeitura de Fortaleza; e trazendo a experiência internacional sobre o tema pela cidade de Lisboa, Tiago Farias, da Universidade de Lisboa; e Óscar March, representante do município.

Como engajar a população e criar estratégias de comunicação efetiva?

O último dia de evento focou na importância de um bom planejamento de comunicação para o sucesso das estratégias de gestão de meio-fio em vias públicas, incluindo formas de engajar a população local em sua execução. Para ilustrar o caso de sucesso de Nova Iorque, tivemos a apresentação de Jénesis Gallego, do Departamento de Trânsito de Nova Iorque. Além dela, contamos com a participação do colombiano Carlos Felipe Pardo, da SabidurAI; e da Larissa Amorim, da Casa Fluminense.

Gestão do meio-fio: assunto em potencial

Durante os três dias de eventos, tivemos uma audiência engajada de mais de 800 inscrições de pessoas de diversas cidades do país. Todo o engajamento e interesse demonstrado pelos ouvintes refletiram diretamente no sucesso dos eventos e reiterou a relevância do assunto, que é um tema transversal a diversas políticas públicas para mobilidade urbana.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo