Durante a COP21, conferência internacional sobre mudanças climáticas, que foi realizada na França e reuniu cerca de 195 países e 40 mil pessoas, o setor de transportes recebeu um importante destaque no cenário de redução da emissão de gases poluentes. Uma série de painéis tiveram como tema o progresso que alguns países estão alcançando com a integração dos sistemas de transporte e eventos como o Prêmio de Transporte Sustentável, promovido pelo ITDP, foram citados como ferramentas que ajudam a dar mais visibilidade para essas ações de sucesso.
A COP21 contou com um dia dedicado ao transporte sustentável no qual lideranças de diversas organizações e representantes de vários países compartilharam suas experiências em projetos de sucesso ao redor do mundo. O ITDP conduziu uma mesa de debates com o tema: Fatores de sucesso para o desenvolvimento de baixo carbono na área de transportes. Durante a atividade, o ITDP compartilhou ações adotadas como modelos de boas práticas na Indonésia, que pretende construir 29 corredores de BRT nos próximos anos e também a Etiópia, que anunciou a intenção de desenvolver 3 mil quilômetros de VLT incorporando princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).
.
Ramon Cruz, Gerente de Políticas Internacionais do ITDP, participou de uma série de discussões sobre modelos financeiros inovadores de apoio à mobilidade sustentável. Bernhard Ensink, representante da European Cycling Foundation e Lou Fulton da UC David, apresentaram um novo relatório do ITDP sobre a economia e redução na emissão de gases poluentes num cenário com maior uso da bicicleta, transporte público e deslocamento a pé.
* O ITDP Brasil realizou – em parceria com a Embaixada do Reino Unido e o Ministério das Cidades – uma reunião técnica para discutir o tema “Adaptação da Mobilidade Urbana às Mudanças Climáticas”. O encontro teve como objetivo principal coletar subsídios para a revisão do PSTM. Leia mais