fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP capacita gestores técnicos para avançarem com a descarbonização das frotas de ônibus das cidades brasileiras  

A transição para sistemas de transporte público de zero emissões é um desafio complexo e multidisciplinar, envolvendo a integração de diversos setores, inovação contínua, consistência política, uma base regulatória robusta e gestão financeira eficiente. No Brasil, esses desafios são enfrentados por diversas cidades, o que torna essencial que as soluções sejam pensadas de forma colaborativa. 

Com o objetivo de apoiar gestoras e gestores na construção de um sistema de transporte coletivo por ônibus mais limpo, lançamos o Ciclo de Capacitação para Descarbonização das Frotas de Ônibus das Cidades Brasileiras, idealizado em parceria com o Ministério das Cidades. Essa iniciativa integra os esforços do Governo Federal para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa foi uma oportunidade para as prefeituras, órgãos públicos metropolitanos e estaduais que pretendem adquirir ônibus elétricos receberem subsídios técnicos para avançar na descarbonização de suas frotas. Os encontros tiveram os objetivos de:  

  • Disseminar materiais de apoio para guiar os municípios e estados na incorporação de frotas de zero emissões; 
  • Fortalecer a troca de experiências entre as cidades e o Governo Federal, promovendo uma cooperação estratégica; 
  • Mapear medidas potencialmente apoiadas pelo Governo Federal que possam acelerar a adoção de frotas de zero emissões. 

Os eventos, realizados entre março e setembro por meio da plataforma Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, contaram com a participação de mais de 500 pessoas, representando mais de 100 municípios em 25 estados brasileiros. Na plataforma, ainda é possível acessar uma biblioteca com os materiais utilizados nos eventos, além de estudos e guias sobre eletromobilidade, editais e termos de referência.  

Procedimentos e desafios para contratação pública

O evento descreveu as principais etapas do processo de contratação pública dos ônibus elétricos e trouxe as experiências das cidades de Cascavel, São José dos Campo e Salvador nesse processo.  

Especificações de frota elétrica

O segundo encontro do ciclo apresentou os principais itens de especificação de frota elétrica e suas implicações para operação e estratégia de recarga, com as boas práticas e aprendizados das cidades de Curitiba e São Paulo.  

Estratégia de recarga e planejamento operacional

O evento trouxe as interdependências entre estratégia de recarga e planejamento operacional na operação de ônibus elétricos e lições aprendidas a partir das experiências de Santiago do Chile e da Salvador. 

Gestão da frota pública de ônibus elétricos

O quarto encontro abordou os itens que devem ser considerados na gestão da operação do sistema com frota pública, com exemplos das cidades de Cascavel e Porto Alegre.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo