fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP Brasil, IPEA e SEMOB discutem resultados de estudo sobre acesso às oportunidades brasileiras

O ITDP Brasil participou na última quarta (18) do webinar sobre o projeto de pesquisa “Acesso a oportunidades nas cidades brasileiras”, realizado em parceria com o Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas (IPEA). O principal objetivo do estudo é avaliar quantos postos de saúde, trabalho e educação a população brasileira consegue acessar caminhando, utilizando o transporte público ou a bicicleta fazendo viagens de 30, 60 e 90 minutos.

A pesquisa, que ainda está em desenvolvimento e será lançada até o fim deste ano, utiliza bases de dados dos Ministérios do Trabalho, Saúde e Educação, além de características da população disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos sistemas de transporte público de prefeituras e operadores locais. Também são analisados indicadores da rede de ruas disponibilizadas por meio de mapeamento colaborativo no OpenStreetMaps.

Exemplos de resultados para a cidade de Fortaleza

O estudo contempla análises de acessibilidade por modos ativos (a pé e de bicicleta) para as vinte cidades mais populosas do país e por transporte público para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.

O projeto pretende replicar as análises de acessibilidade nos próximos 4 anos. A expectativa é que a pesquisa inclua novas áreas urbanas nas próximas etapas do projeto e que os dados gerados sejam utilizados por gestores públicos, pela sociedade civil e por pesquisadores para subsidiar decisões sobre políticas urbanas no intuito de construir cidades mais justas e inclusivas.

O webinar foi apresentado por pesquisadores do ITDP, IPEA e também contou com a participação de Gláucia Maia, chefe de gabinete Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional (SEMOB/MDR).

Assista o seminário na íntegra:

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content