fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

II Desafio COR: Inovação para adaptar a cidade do Rio de Janeiro às mudanças no clima

A urgência de adaptar as nossas cidades às mudanças climáticas exige que os gestores públicos busquem inovações para encontrar soluções tangíveis. Na última semana de novembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN) e o ITDP Brasil, lançou um desafio para aprimorar a capacidade da Prefeitura de monitorar e responder aos impactos de chuvas severas no sistema de transporte público, com foco em três problemas:

Como ampliar a capacidade de identificar intercorrências no sistema de forma remota, automática e sem o auxílio de câmeras?

Como permitir o monitoramento com mais precisão dos impactos das chuvas na operação dos ônibus?

Como prever as tendências de precarização e normalização do serviço de ônibus nos principais corredores da cidade?

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Comitê de Governança de Políticas Públicas de Inovação da Prefeitura, que reúne representantes da agência Fomenta Rio, a empresa municipal de informática IplanRio, o Centro de Operações Rio (COR-Rio), a Casa Civil e a Coordenadoria de Relações Internacionais. 

“O II Desafio COR busca aproveitar recursos e dados que a cidade já possui para desenvolver ferramentas que combinem interesse público e negócios. O intuito é incorporar essas ferramentas para amenizar problemas para o cidadão antes e durante os momentos de emergências urbanas decorrentes das chuvas fortes de verão, que são cada vez mais intensas”, conta Simone Costa Rodrigues da Silva, Assessora de Mobilidade da Casa Civil.

O desafio convidou empresas, academia e sociedade civil para propor soluções que monitorem os efeitos de chuvas extremas no funcionamento do sistema de ônibus, a partir de dados históricos de GPS da frota que circula na cidade. Foi a primeira vez que os dados foram consolidados e disponibilizados publicamente. No total, 15 equipes se inscreveram e 4 grupos foram selecionados para um período de aceleração de até 4 meses dentro do COR. 

Para Alexandre Cardeman, Chefe-Executivo do COR, “esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visam transformar a sala de controle do Centro de Operações em um ambiente para prototipação de soluções de cidades inteligentes que aprimorem a gestão operacional do município. A expectativa é que o II Desafio COR impulsione startups para desenvolver soluções que vão aprimorar a capacidade de gestão dos impactos das chuvas fortes no sistema de ônibus”.

O processo contou com apoio de especialistas em inovação e uso de grande volumes de dados e foi uma oportunidade para trazer aprendizados de outras cidades para o caso do Rio de Janeiro. 

Bernardo Serra, Gerente de Políticas Públicas do ITDP, destaca que “para além das soluções que serão implementadas daqui para frente, o Desafio foi um divisor de águas para a apropriação do uso de dados existentes de GPS dos ônibus da cidades pela Prefeitura do Rio.” Bernardo ressalta que a iniciativa também promove práticas de governo aberto, fomentando a colaboração com a iniciativa privada e a sociedade civil para gerar soluções concretas para a adaptação da cidade.

Mais informações sobre o desafio podem ser encontradas no site da Prefeitura do Rio.

Fotos: André Chaves, Clara Brando, Marco Antônio Rezende e Simone Costa

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo