fbpx

Equipe

Bernardo Serra

Gerente de Políticas Públicas e Clima

Mestre em Economia e Econometria pela Université Panthéon Sorbonne e em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Entre 2021 e 2023, foi Subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Transportes da cidade do Rio de Janeiro. Neste período foi responsável pelo planejamento da rede de transporte público da cidade, elaboração e implantação de projetos de novos terminais e corredores de transporte público. Também liderou a concepção técnica, implementação e monitoramento de subsídio para operação do sistema BRT e de ônibus convencionais na cidade. Ele também atuou na concepção, planejamento e implementação de ações de remodelação do sistema de governança e gestão do sistema de transporte público subsidiando processos licitatórios para a bilhetagem eletrônica, aquisição de ônibus e operação do sistema BRT.

Entre 2014 e 2020, Bernardo atuou no ITDP Brasil, onde liderou projetos de apoio técnico para o governo federal, prefeituras e sociedade civil nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza. Pelo ITDP Brasil, atuou também com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada no projeto Acesso a Oportunidades e coordenou a criação, manutenção e as publicações relacionadas às plataformas de dados para planejamento e monitoramento de políticas públicas de mobilidade urbana MobiliDADOS.org.br e Ciclomapa.org.br.

Previamente ao trabalho no ITDP Brasil, ele foi gerente de projetos de sustentabilidade corporativa na Rever Consulting baseada em São Paulo, na qual liderou trabalhos internacionais realizados com a Business for Social Responsbility e a Utopies.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo