ITDP Brasil compartilha materiais de referência para quem deseja atuar nas eleições para tornar a mobilidade urbana mais sustentável e equitativa
As eleições municipais abrem uma importante janela de oportunidade para definição dos rumos que podem melhorar a qualidade de vida da população nas cidades brasileiras. Os debates sobre acesso a empregos e sobre a qualidade da saúde e da educação costumam monopolizar a atenção de eleitores(as) e candidatos(as). Embora a mobilidade urbana não apareça entre os temas mais discutidos durante o período eleitoral, ela é um tema transversal que possui importância fundamental para garantir o acesso das pessoas às oportunidades distribuídas no território.
Com o objetivo de fortalecer as discussões sobre mobilidade durante as eleições, o ITDP Brasil vem colaborando com diversas organizações da sociedade civil na construção de propostas e recomendações para as cidades brasileiras. Compartilhamos a seguir materiais desenvolvidos para permitir o acesso ampliado por todas as pessoas interessadas no tema em preparação às eleições.
A promoção de cidades mais justas e de baixo carbono depende da destinação de recursos do orçamento municipal, da previsão de ações concretas nos planos de governo dos próximos prefeitos e prefeitas e da implementação das mesmas. Esperamos que a mobilidade urbana sustentável ganhe o destaque necessário durante o período eleitoral e, principalmente, que o tema seja efetivamente priorizado no momento de construção dos futuros planos de metas das novas gestões.
Propostas em destaque:
- Fortalecer a capacidade de gestão e planejamento com base em evidências;
- Garantir a prioridade do transporte público e revisar seu modelo de funcionamento para torná-lo mais transparente, eficiente e justo;
- Assegurar a segurança e a qualidade dos deslocamentos de pedestres e ciclistas;
- Integrar planejamento urbano e de mobilidade para promover acesso à cidade e enfrentar a crise climática.
Materiais disponíveis:
Os boletins MobiliDADOS Em Foco usam dados e indicadores da plataforma MobiliDADOS para apresentar e problematizar os principais desafios de mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Todos os boletins possuem recomendações e casos práticos de cidades que estão implementando medidas concretas para enfrentar os problemas identificados.
Confira:
- Boletim #1 MobiliDADOS: mobilidade de baixo carbono
- Boletim #2 MobiliDADOS: ruas mais seguras
- Boletim #3 MobiliDADOS: os carros e a cidade em colapso
- Boletim #4 MobiliDADOS: o transporte de média e alta capacidade nas cidades brasileiras
- Boletim #5 MobiliDADOS: estatísticas nacionais e políticas de mobilidade urbana
- Boletim #6 MobiliDADOS: cidades resilientes e acesso aos serviços de saúde
O transporte no Rio de Janeiro é distante das pessoas, caro, inseguro e desigual. A crise climática, sanitária, política e econômica pela qual estamos passando exige novas respostas. Como podemos virar o jogo e fomentar o acesso inclusivo à cidade? Esta ficha apresenta um retrato da situação do transporte público e dos transportes ativos na cidade e apresenta propostas para tornar as soluções de mobilidade urbana mais sustentáveis.
O transporte em Belo Horizonte é distante das pessoas, caro, inseguro e desigual. A crise climática, sanitária, política e econômica pela qual estamos passando exige novas respostas. Como podemos virar o jogo e fomentar o acesso inclusivo à cidade? Esta ficha apresenta um retrato da situação do transporte público e dos transportes ativos na cidade e apresenta propostas para tornar as soluções de mobilidade urbana mais sustentáveis.
Neste documento, compartilhamos produtos relevantes, construídos pelo ITDP Brasil com base em evidências, que podem colaborar no aprimoramento do seu conhecimento sobre o tema e no direcionamento das suas conversas e propostas. O texto foi organizado a partir de cinco áreas temáticas: Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Políticas Públicas.
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS tem como objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da democracia e do processo político brasileiro. Para as eleições municipais de 2020, foram elaborados os Guias Temáticos Prepara RAPS 2020, em conjunto com vários parceiros estratégicos da RAPS, que trazem os principais conceitos, pontos de atenção e exemplos concretos sobre como as cidades podem lidar com questões extremamente relevantes para a construção de um país mais justo, com mais oportunidades e que se desenvolva respeitando seus recursos naturais e suas diversidades.
A Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia tem o objetivo de contribuir para transformar nossas cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes. A Carta aponta cinco pontos fundamentais que devem ser focados pelos futuros (as) prefeitos (as) e vereadores (as) com diálogo e vontade política, detalhados em 51 propostas. ⠀
A Carta Manifesto “A Cidade que Queremos” é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo quase trinta organizações e entidades da sociedade civil, preocupadas com o aprofundamento da exclusão socioeconômica e da segregação territorial dos grupos mais vulnerabilizados de nossas cidades.
A Agenda Rio 2030 reúne um conjunto de políticas públicas articuladas para a região metropolitana do Rio de Janeiro, na busca por justiça econômica, racial, de gênero, e socioambiental. Organizada pela Casa Fluminense, o conteúdo é produzido a partir de processos de escuta coletiva com a rede de parceiros, através de entrevistas, encontros colaborativos e consulta online. Esta edição traz 10 eixos temáticos com 10 propostas em cada um.
O Programa 24 propostas para 2024 elaborado pela Nossa BH e sua rede de parceiros da sociedade civil organizada, apresenta vinte e quatro propostas estruturadas em oito temas transversais para a próxima gestão de Belo Horizonte. O programa cobre questões de mobilidade urbana e agendas de direito à cidade, centralidades urbanas, meio ambiente, saúde, segurança, cultura e lazer, políticas de gênero e de raça, de inclusão da diversidade, entre outras.
Eventos disponíveis:
O ITDP junto com a Casa Fluminense e Idec avaliam o conteúdo dos planos de governos das candidaturas que estão no segundo turno das eleições do Rio de Janeiro.
A Casa Fluminense e outras organizações sociais atuantes no Rio de Janeiro convocam esta série de encontros para debater visão de cidade e propostas de políticas públicas comprometidas com a redução das desigualdades e justiça social na futura gestão municipal. O ITDP participa nos encontros com Benedita Silva e Eduardo Paes.
Neste evento, a Nossa BH e o ITDP destaca os principais resultados do material “O Belorizontino e o transporte na cidade”.
As lives do Reage, Rio! coloca em pauta assuntos urgentes para que a cidade volte a ter protagonismo no cenário nacional e global.
O debate faz parte do ciclo de seis lives denominado “Novas Cidades 2021”. O objetivo é colher subsídios para a elaboração de “Carta aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020”.