fbpx

Publicações

De Santiago a Shenzhen: como os ônibus elétricos estão movendo as cidades

Compartilhe essa publicação

As cidades precisam reduzir significativamente suas emissões e o consumo de recursos nos próximos anos para evitar danos irreparáveis causados pelas mudanças climáticas e à saúde da população.  A eletrificação do transporte público é fundamental para que possamos cumprir as metas climáticas na próxima década e além dela. Esta publicação aborda especificamente o tema da eletrificação do transporte público por ônibus com o objetivo de garantir a transição para frotas mais limpas em nível global.

Os ônibus elétricos a bateria (BEBs) fornecem uma solução oportuna para cidades que buscam: reduzir significativamente as emissões do setor de transporte; melhorar a qualidade do ar e diminuir a poluição sonora. A publicação detalha e orienta as medidas que as cidades devem tomar para eletrificar sua frota de ônibus, com recomendações sobre o planejamento de rotas de ônibus para maximizar a vida útil da bateria, modelos de financiamento para investimento inicial, infraestrutura de carregamento, políticas a serem consideradas pelos governos municipais, entre outras.

Para o lançamento do estudo, o ITDP realizou um webinário com a Secretaria Municipal de Transportes – SMTR – Rio de Janeiro e a Cidade do México. As cidades compartilharam lições e exemplos de como as estão tentando avançar no tema. Assista em inglês.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content