fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP realiza intervenção urbana temporária na Zona Norte de São Paulo no dia 16 de setembro

Ação antecipa Semana da Mobilidade e chama atenção para alto índice de acidentes no bairro

Com o desafio proposto pela 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que este ano aborda o projeto como o instrumento capaz de combinar diversas disciplinas presentes no planejamento urbano, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) realizará, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS),  a Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI), o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e a Vital Strategies, uma intervenção urbana temporária em Santana, bairro da Zona Norte de São Paulo, no próximo dia 16 de setembro nas esquinas das ruas Dr. César com rua Salete e Voluntários da Pátria com Leite de Moraes

A ação tem como objetivo sensibilizar a população para a questão da segurança viária e chamar a atenção do poder público, que pode realizar medidas concretas de requalificação do espaço urbano. A região de Santana/Tucuruvi foi escolhida por reunir as características como alto fluxo de pedestres, três estações de metrô e alto número de atropelamentos.

Entre 2010 e 2014, a região somou mais de 800 ocorrências de trânsito. A CET-SP e a Prefeitura Regional de Tucuruvi apoiam a iniciativa, que conta com financiamento da Citi Foundation. No dia 24 de agosto, moradores da região e especialistas participaram de uma oficina de redesenho urbano. Para Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos – Mobilidade a pé do ITDP Brasil, o encontro foi importante para estabelecer um marco de diálogo e sensibilização, demonstrando a importância da participação de todos no processo de decisão sobre o futuro do bairro. “A experiência fortalece o compromisso da sociedade com o espaço público e demonstra que é urgente repensar a forma como nos relacionamos com a rua”, destaca.

Até 2020, vivemos a década de ação pela segurança no trânsito, definida por meio de um pacto das Nações Unidas. Os números apresentados pela Organização são alarmantes e contundentes: colisões e atropelamentos correspondem à principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e à segunda causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos. A cada 30 segundos uma pessoa morre no trânsito e anualmente o número de pessoas envolvidas em acidentes chega a 1,25 milhões, incluídas as vítimas não-fatais. Entre 2010 e 2014, 5.943 vidas foram perdidas no trânsito da cidade de São Paulo.

As estratégias que serão utilizadas na intervenção temporária fazem parte do chamado “urbanismo tático”, modelo de ação que “recupera” espaços perdidos para o carro e redefine prioridades no perímetro. Algumas das interseções entre as ruas de Santana receberão sinalização e mobiliário temporário. A movimentação no bairro acontecerá ao longo de todo o dia, antecipando as ações da Semana da Mobilidade Urbana, que ocorre entre 18 e 25 de setembro.  

 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content