Este relatório analisa quatro cenários possíveis para o futuro do transporte urbano de passageiros no Brasil, mostrando seus impactos em níveis econômico, ambiental e social. Os cenários analisados são:
(1) manutenção da conjuntural atual, ou BAU (expressão em inglês para business as asual, que significa como de costume, ou manutenção do modelo existente);
(2) alta eletrificação de veículos;
(3) promoção de cidades compactas construídas em torno de pedestres, ciclistas e usuários de transporte público coletivo; e
(4) combinação da eletrificação de veículos, cidades compactas e substituição modal.
Os resultados evidenciam que o país deve adotar uma combinação de estratégias que promovam a eletrificação veicular, o planejamento de cidades compactas e a substituição modal favorecendo a mobilidade a pé, por bicicleta e em transporte público coletivo. Além disso, apenas a combinação dessas estratégias — e não uma delas aplicada individualmente — será suficiente para promover, de forma coerente e constante, os compromissos mais amplos do país relacionados à redução de suas emissões de carbono.
O estudo é derivado do O Cenário de Cidades Compactas Eletrificadas que traz resultados a nível global do transporte rodoviário de passageiros.