fbpx

Equipe

Clarisse Cunha Linke

Diretora-executiva

Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense (PPGAU/UFF). 

No doutorado, Clarisse pretende explorar como as narrativas atuais sobre o futuro da mobilidade têm o potencial de gerar maior iniquidade e segregação sócio espacial, particularmente para mulheres, pessoas negras e moradores das periferias urbanas brasileiras. 

Clarisse faz parte da equipe desde 2012 e é responsável pela direção executiva do escritório brasileiro. Ela trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. Durante o período de 2006-2011, ela fez parte do corpo de diretores da Bicycling Empowerment Network Namíbia (BEN Namíbia), onde foi uma das responsáveis pela expansão das atividades da organização, se tornando a maior rede de distribuição de bicicletas integrada à implementação de empreendimentos sociais na África sub-Saariana.

Clarisse recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005. Em 2010, foi premiada pela Ashoka no Desafio “Mulheres, Ferramentas e Tecnologia” pelo trabalho realizado na Namíbia com mulheres. Desde 2014 é professora na pós-graduação no Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (LARES) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre 2017-2019, foi parte do Conselho de Diretores da Rede de Transporte de Baixo Carbono (SLoCaT). Clarisse faz parte do Conselho do Futuro da Mobilidade do Fórum Econômico Mundial desde 2018. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI). 

Clarisse adora ler, jardinar, dançar e compartilhar a vida com seus dois filhos adolescentes e seus dois gatos.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo