Hoje, Dia Mundial Sem Carro, é um dia de reflexão. Reflexão sobre o papel fundamental do transporte no acesso à cidade. Os problemas de mobilidade urbana e o desequilíbrio na distribuição dos meios de transporte – quase onipresente nas cidades brasileiras – dificultam o acesso da população a direitos sociais básicos, como saúde, cultura, mobilidade, educação e lazer.
Acessar tudo o que a vida urbana tem a oferecer é fundamental para termos cidades menos desiguais e mais sustentáveis. Negligenciar o papel do transporte enquanto direito social é perpetuar desigualdades históricas e contribuir para uma sociedade mais segregada. E uma das consequências óbvias desse processo é o aumento dos índices de violência e criminalidade.
.
No Rio de Janeiro, essa discussão tem vindo à tona com as mudanças anunciadas pela Prefeitura nas linhas e itinerários de ônibus que circulam na cidade. A racionalização das linhas de ônibus é importante, mas precisa ser feita com transparência e participação popular.
.
O ITDP Brasil deseja – e trabalha para – que no Dia Mundial Sem Carro, o acesso ao transporte seja visto como sinônimo de inclusão social.