Uma das formas de combinar o fortalecimento da resiliência climática e a melhoria dos sistemas de transporte são as Soluções baseadas na Natureza (SbN). Conhecida de forma resumida como SbN, o termo diz respeito a ações que protegem e promovem o manejo sustentável e a restauração de ecossistemas naturais para solucionar desafios como as mudanças climáticas.
Essas iniciativas podem ser implementadas em diferentes escalas e contextos, abrangendo áreas urbanas e rurais. Os exemplos incluem desde pequenos espaços verdes em edifícios, biovaletas e corredores verdes ao longo de ruas, parques e florestas urbanas, como também ações em escala regional, envolvendo áreas úmidas, florestas e regiões costeiras.
O novo estudo do ITDP Brasil busca integrar Soluções baseadas na Natureza (SbN) à mobilidade urbana como estratégia para aprimorar os sistemas de transporte e fortalecer a resiliência climática das cidades brasileiras. Para tal, a publicação identifica as principais ameaças climáticas presentes nas cidades e explora oportunidades de articulação entre SbN e as infraestruturas de transportes nas escalas regional, municipal e local.

REGIONAL
conecta municípios por meio de sistemas de alta capacidade (rodovias, ferrovias, transporte aquaviário), articulados a corredores ecológicos, reflorestamento de bacias e restauração de várzeas que protegem a infraestrutura de eventos extremos.

MUNICIPAL
estrutura corredores verdes municipais que integram redes de transporte coletivo, cicloviárias e de pedestres com infraestrutura verde-azul, como: -
arborização urbana em larga escala;
parques fluviais, lineares e alagáveis;
bacias de infiltração que contribuem para a redução de alagamentos, conforto térmico e melhoria da qualidade da água e do ar.

LOCAL
promove interseções seguras, calçadas que acomodam arborização e dispositivos de drenagem sustentável, como:
canteiros pluviais;
biovaletas;
jardins de chuva;
pontos de ônibus e bicicletários sombreados;
estações e terminais de ônibus, metrô e trens com elementos de arquitetura bioclimática, como ventilação natural, resfriamento passivo e telhados verdes.
As Soluções baseadas na Natureza são estratégicas e visam tornar os sistemas de transporte, como corredores de ônibus, redes cicloviárias e espaços públicos, capazes de regular o microclima, reduzir riscos de inundações e ampliar a qualidade ambiental, além de promover a justiça climática nas cidades. A publicação apresenta exemplos de medidas de SbN utilizadas no Brasil e outros países, como as que estão nas imagens abaixo:



Ciclovias arborizadas, terminais de ônibus com soluções bioclimáticas, calçadas permeáveis e parques lineares que acompanham rios ou córregos exemplificam como a mobilidade pode ser a porta de entrada para difundir práticas de adaptação climática em larga escala
O objetivo do estudo é sensibilizar gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal, especialmente as pessoas envolvidas no planejamento e na implementação de políticas e projetos de mobilidade e planejamento urbano. Por essa razão, a publicação oferece ferramentas e subsídios práticos para apoiar a tomada de decisão em políticas públicas, projetos e investimentos voltados à mobilidade sustentável.
Medidas integradas, como o plantio de árvores ao longo de ciclovias, ou a inclusão de tetos verdes em pontos de ônibus podem fortalecer tanto a mitigação quanto a adaptação à emergência climática, criando sinergias que tornam os espaços urbanos mais resilientes e inclusivos. Em tempos de impactos climáticos crescentes, é essencial que as cidades busquem estratégias de mitigação e adaptação para promover deslocamentos de qualidade para as pessoas.
Mobilidade Urbana e Soluções baseadas na Natureza: Integrando Estratégias de Adaptação para as Cidades Brasileiras
Em 2025, realizamos uma capacitação para gestores públicos sobre o tema, com a participação de representantes das cidades de Sobral (CE), Campinas (SP) e Medellín (Colômbia).
