A partir da próxima sexta-feira (7/11) o especialista americano Jon Orcutt estará em São Paulo para uma intensa programação com técnicos municipais e sociedade civil para colaborar com o processo de implementação da infraestrutura cicloviária paulistana.
No sábado (8/11), em parceria da associação Ciclocidade, o ITDP Brasil organiza uma conversa sobre “Ativismo e Políticas Públicas”, com Jon Orcutt. O objetivo do encontro aberto ao público é discutir as formas de organização e mobilização da sociedade civil para a construção de políticas públicas que garantam melhores condições de vida e mobilidade nas cidades. Além destas atividades, o norte-americano estará reunido com setores da administração paulistana para apresentar o programa de segurança viária Vision Zero, que busca zerar as mortes no trânsito de NY.
“A experiência do Jon, que ocupou posições-chave em organizações da sociedade civil e depois na prefeitura de New York, mostram que cada vez mais a sociedade e os governos estão buscando construir novos modelos de cidade”, reforça Thiago Benicchio, do ITDP Brasil, e responsável pela programação.
Sobre Jon Orcutt
Jon Orcutt foi diretor de Políticas Públicas do Departamento de Transportes de Nova York entre 2007 e 2014, trabalhando diretamente com as secretárias Janette Sadik-Khan e Polly Trottenberg. Coordenou e supervisionou as equipes responsáveis pela formulação de políticas, planejamento, assistência, comunicação, projetos, financiamento e relações intergovernamentais. Foi responsável pelo projeto realizado em parceria com o escritório Gehl Architects que resultou na World Class Streets, estratégia de resgate dos espaços públicos da cidade.
Também liderou diversos programas e iniciativas municipais como Sustainable Streets, Weekend Walks, Summer Streets e Brooklyn Waterfront Greenway, além do desenvolvimento, planejamento, diálogo com a comunidade e implementação do sistema de bicicletas compartilhadas (CitiBike). Em 2014 Jon coordenou o plano de segurança viária “Vision Zero”, do prefeito Bill de Blasio.
Antes de entrar para o departamento de transportes em 2007, foi Diretor Executivo da Transportation Alternatives (a associação de ciclistas e pedestres da cidade) e da Tri-State Campain (uma iniciativa metropolitana de redução da dependência do transporte rodoviário). Atualmente leciona Políticas de Transporte na Escola de Administração Pública da New York University.