No dia 12 de setembro, o ITDP Brasil realizou uma oficina sobre políticas de estacionamento na cidade do Rio de Janeiro. A atividade aconteceu no Centro Carioca de Design e contou com a participação de aproximadamente 25 planejadores, gestores públicos, representantes das secretarias municipais de Transporte (SMTR), de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação (SMUIH), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e outras entidades.
Após uma exposição conceitual sobre a problemática envolvendo a oferta das vagas de estacionamento nas cidades e uma apresentação de boas práticas em políticas de estacionamento, os participantes foram encorajados a desenvolver diretrizes e soluções para três áreas próximas às estações de transporte de média e alta capacidades, como trens, metrô e BRT. No final, todos os grupos apresentaram as propostas e discutiram os pontos abordados, que incluíam aumentar a tarifa de estacionamento para gerenciar a demanda, reduzir o estacionamento em algumas áreas próximas às estações e eliminar os requisitos de estacionamento para os novos edifícios. Atualmente, o município está discutindo uma reforma em regulação de estacionamento fora da via, dentro da nova lei de zoneamento que será enviada para a câmara de vereadores.
Para colaborar com os trabalhos, foram utilizados o estudo sobre Políticas de estacionamento em edificações na cidade do Rio de Janeiro: análise dos efeitos da legislação no desenvolvimento urbano – recém publicado pelo ITDP Brasil -, o Manual de gestão de estacionamento nas ruas, publicado em português pela GIZ em maio deste ano e o Inventário e utilização de vagas de estacionamento em vias públicas no Centro do Rio de Janeiro. O ITDP Brasil vai consolidar estas e as outras principais lições aprendidas e desafios identificados durante a oficina em um relatório da atividade.