fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP atualiza cálculo que avalia o percentual de pessoas que vivem próximas de estações de transportes

Com o novo cálculo, o indicador passa a considerar a distância real dos deslocamentos para chegar até uma estação

Avaliar como as pessoas acessam os sistemas de transporte de média e alta capacidade é uma tarefa complexa que exige analisar diversas dimensões, como a localização das estações e a distribuição da moradia no entorno, além da oferta de oportunidades de emprego, saúde e educação. Também é necessário conferir a qualidade e o custo do serviço de transporte público, das calçadas, além da segurança para que pedestres, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida acessem as estações. 

Desde de 2015, o ITDP calcula a cobertura do sistema de transportes por meio do indicador PNT (People Near Transit, em inglês), em nove capitais e regiões metropolitanas brasileiras. Entretanto, ao longo dos anos, foi identificada a necessidade de aprimorar a metodologia do indicador com o objetivo de considerar a distância real necessária para chegar até uma estação. Nesse sentido, o ITDP alterou o método anterior que considerava o raio de 1 km a partir das estações terminais de embarque para calcular o PNT. A partir deste ano, a nova metodologia calcula a distância real de deslocamento a partir das vias existentes, utilizando os dados disponíveis na plataforma aberta do OpenStreetMaps.A mudança na metodologia gera impactos importantes no resultado do indicador. A região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, continua com o melhor desempenho do país, entretanto o PNT passou de 30% para 19% com o novo método de cálculo.

Na MobiliDADOS, o ITDP monitora esse indicador para 9 regiões metropolitanas (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e a RIDE do Distrito Federal). Em 2019 cerca de 87% da população residente nessas regiões viviam longe de uma estação de transporte média e alta capacidade, considerando a distância pela rede viária. A plataforma de indicadores também mostra que no cálculo atual, somente 9% da população com renda mensal abaixo de um salário mínimo mora próximo dessas estações, enquanto 29% das pessoas com renda acima de três salários mínimos estão a até um quilômetro da infraestrutura de transporte mais qualificada das cidades.

Clique aqui para acessar os mapas.

A MobiliDADOS apresenta a série histórica do PNT atualizada com este novo método de cálculo com recortes da população por renda, raça e gênero. O cálculo do indicador é realizado a partir do monitoramento de abertura de estações de transporte de média e alta capacidade atualizado anualmente pelo ITDP e de códigos em R disponíveis no GitHub. Com essa iniciativa, esperamos facilitar comparações entre cidades, acompanhar a evolução desses valores ao longo do tempo e subsidiar avaliações e planejamento de políticas públicas locais e federais. 

Ficou curioso em saber como calculamos o PNT? Preparamos um tutorial com um passo a passo ensinando a calcular o indicador. Clique aqui para assistir.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo