fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Colhendo frutos: Prefeitura de São Paulo implementa ações de segurança viária em Santana

A Prefeitura de São Paulo implementou, no fim do mês de junho, algumas medidas de acalmamento de tráfego em Santana, bairro da Zona Norte da cidade. Em setembro de 2017, a região foi palco de uma ação de intervenção urbana temporária, realizada pelo ITDP Brasil com financiamento da Citi Foundation e em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS),  a Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI), o WRI Brasil Cidades Sustentáveis e a Vital Strategies,  CET-SP e a Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi. A Escola Modelo da Faculdade de Arquitetura FIAM-FAAM e a start-up Urb-i — Urban Ideas também apoiaram a iniciativa. 

As medidas implementadas promovem um espaço mais seguro para o pedestre, induzindo a redução de velocidade dos automóveis; e se concentram na interseção entre as ruas Dr. César e Salete.

INTERVENÇÃO REALIZADA PELO ITDP BRASIL

PROJETO IMPLEMENTADO

Segundo Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos – Mobilidade a pé do ITDP Brasil, a implementação permanente era o principal objetivo da iniciativa realizada em Santana em 2017. Além do processo colaborativo de desenho com técnicos municipais, foram realizadas oficinas de ideias com a população. “A região foi escolhida por apresentar altos índices de colisões e atropelamentos com vítimas. Mesmo assim, quando alterações no espaço viário são propostas, é natural que haja muita resistência. Em Santana, a intervenção temporária foi um recurso de sensibilização que deu certo”, enfatiza. O próximo passo será a coleta de dados para avaliar o impacto das transformações permanentes.

Assista abaixo o curta-metragem que conta a história da intervenção em Santana. O vídeo foi apresentado na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e produzido pelo ITDP Brasil. O relatório com a descrição completa da iniciativa está disponível neste link.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content