fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

As Cidades Somos Nós: resultado do concurso que levou estudantes de arquitetura para a Tanzânia

Com o objetivo de estimular a mudança o padrão de mobilidade na cidade de Belo Horizonte, o ITDP lançou o desafio “As Cidades Somos Nós”, convidando estudantes de graduação e profissionais a desenvolverem propostas inovadoras e criativas para redesenhar os espaços ocupados por estacionamentos no município. No total, 16 equipes participaram da disputa que premiou Érica Oiticia e Sâmyla Souza, alunas de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com uma viagem para o Mobilize 2018, na cidade de Dar Es Saalam, na Tanzânia. 

Os participantes tiveram como desafio escolher uma área no hipercentro de Belo Horizonte e elaborar um projeto para redesenhar uma área de estacionamento na via pública, localizada em um ou mais segmentos viários, ou um projeto para redesenhar e dar novas finalidades a um estacionamento em lote ou edificação dentro do polígono definido.

A temática do concurso buscou incentivar  os participantes a pensarem em alternativas para que as vagas de estacionamento sejam mais bem utilizadas. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), os automóveis – apesar de transportarem apenas 20% dos passageiros – ocupam 60% das vidas públicas, enquanto os ônibus transportam 70% e ocupam 25% do espaço viário das grandes cidades brasileiras. Essa questão é ainda mais delicada em regiões com grande oferta de transporte público.

Proposta feita pelas estudantes Érica Érica Oiticia e Sâmyla Souza, alunas de Arquitetura da Universidade Federal de Juiz de Fora

Além de avaliar a equipe vencedora, o júri composto por especialistas nacionais em planejamento urbano e mobilidade concedeu duas menções honrosas para as equipes compostas por Laís Araújo, Tiago Cardoso, Taynara de Deus, Marco Carazza e Luís Hovadick; e Roque Constacurta, Jéssica Folster, Jaíne Steinheisen, Camila Costacurta e Aleph Lucas.

Conheça a proposta premiada e também as que receberam menção honrosa:

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content