fbpx

Mobilidade Compartilhada

Mobilidade compartilhada é o uso distribuído de um veículo por várias pessoas em uma mesma viagem ou em momentos diferentes, desvinculando o uso da necessidade de propriedade pelo usuário. No caso dos automóveis, serviços de compartilhamento de carros ou compartilhamento de viagens por meio de aplicativos podem ser qualificados como iniciativas de mobilidade compartilhada.

O conjunto de estratégias e serviços que complementam rotas fixas de transporte público, preenchendo as lacunas na rede de transporte e reduzindo a necessidade de propriedade do automóvel pode ser encarado como uma solução de mobilidade sustentável. 

O Programa de Mobilidade Compartilhada do ITDP Brasil promove o uso mais eficiente dos modos de transporte e a redistribuição do viário, visando ao acesso equitativo a todas as pessoas às oportunidades de emprego, lazer e educação nas cidades e a redução da emissão de poluentes.

Atividades desenvolvidas:

  • Identificação, documentação e disseminação de boas práticas nacionais e internacionais;
  • Articulação com organizações da sociedade civil, academia e iniciativa privada para o desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de políticas de mobilidade compartilhada;
  • Desenvolvimento de estudos e guias sobre princípios a serem tomados em conta na implantação de políticas de mobilidade compartilhada;
  • Acompanhamento de indicadores sobre o uso de plataformas e serviços de mobilidade compartilhadas nas cidades.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content