fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

ITDP realiza oficina sobre o uso de dados com sociedade civil carioca e do Distrito Federal

No dia 23 de julho o Instituto Clima e Sociedade foi palco da terceira oficina da plataforma MobiliDADOS. Como parte de uma série de discussões que o ITDP Brasil vem promovendo para incentivar e promover o uso de dados na elaboração e no monitoramento de políticas de mobilidade urbana, o evento teve como público-alvo diversos atores da sociedade civil carioca e do Distrito Federal.

“As oficinas nos permitem disseminar os dados disponíveis na MobiliDADOS e discutir parcerias para inclusão de novos indicadores. Acreditamos que a tomada de decisão baseada em evidências é essencial para priorizar ações que gerem resultados efetivos. No ciclo de políticas públicas, monitorar o desempenho das iniciativas é uma condição fundamental para o sucesso. A sociedade civil pode incidir diretamente neste processo, influenciando o estabelecimento de metas, fiscalizando e apoiando ações nos municípios e regiões metropolitanas”, afirma Bernardo Serra, responsável pelo projeto no ITDP.

O uso de dados em discussão

Parcerias

A primeira das oficinas promovidas pelo ITDP foi realizada em Belo Horizonte (23 de março) e a segunda em São Paulo (19 de junho). A próxima acontecerá em Recife no dia 27 de julho. Paralelamente, o ITDP tem dialogado com os governos locais, identificando oportunidades de incidência direta sobre iniciativas em desenvolvimento.

Além disso, na última semana o ITDP formalizou cooperação com cinco organizações que darão suporte à coleta e atualização de dados, advocacy local e disseminação da plataforma nestas cidades: Instituto de Energia e Meio Ambiente, Casa Fluminense, Ameciclo, Movimento Nossa BH e Habitat Geoambiental. “A MobiliDADOS é uma iniciativa do ITDP Brasil que está aberta à colaboração com outros parceiros. Nossa intenção é que ela cresça como um projeto construído a várias mãos. Acreditamos que o desenvolvimento em coparticipação ganha força não apenas em engajamento e impacto, mas também em qualidade”, destaca Letícia Bortolon, Coordenadora de Políticas Públicas do ITDP Brasil.

A plataforma tem sido fonte recorrente de entrevistas e reportagens jornalísticas sobre mobilidade urbana, o que, na opinião de Serra, demonstra que há uma lacuna na discussão sobre a mobilidade urbana: “Qualificar o debate público ajuda a influenciar a política urbana. Temos percebido que a plataforma vem ocupar este espaço, já que não havia até aqui uma fonte única e confiável que compilasse informações de diversas bases e apresentasse esse conteúdo de forma simples e transparente”, completou Bernardo. Confira aqui reportagem da Globo News com dados da plataforma.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content