fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Intervenção urbana temporária é tema de discussão na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

Ação foi realizada em Santana, bairro da Zona Norte de São Paulo, em 16 de setembro

Com o desafio proposto pela 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que este ano abordou o projeto como o instrumento capaz de combinar diversas disciplinas presentes no planejamento urbano, o ITDP Brasil realizou, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS),  a Iniciativa Global de Desenho de Cidades (NACTO-GDCI), o WRI Brasil e a Vital Strategies, uma intervenção urbana temporária em Santana, bairro da Zona Norte de São Paulo, no dia 16 de setembro de 2017. Agora, a ação foi tema de vídeo apresentado no domingo, 10 de dezembro, no módulo satélite da Bienal, no Sesc Parque Dom Pedro II.

Aberta e gratuita, a exposição contou com a presença de Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos do ITDP Brasil. Após a exibição do curta, Danielle conversou com o público sobre urbanismo tático, modelo de ação que “recupera” espaços perdidos para o carro e redefine prioridades no perímetro. A estratégia foi aplicada na região de Santana/Tucuruvi, escolhida por reunir características como o alto fluxo de pedestres, três estações de metrô e alto número de atropelamentos. Entre 2010 e 2014, foram registradas na área mais de 800 ocorrências de trânsito.

A Secretaria Municipal de Transportes e a Prefeitura Regional de Tucuruvi apoiaram a iniciativa, que contou com financiamento da Citi Foundation. No dia 24 de agosto, moradores da região e especialistas também participaram de uma oficina de redesenho urbano, que foi pensada para coletar as demandas de quem vive nestes bairros. “O encontro foi fundamental para estabelecer um marco de diálogo e sensibilização, demonstrando a importância da participação de todos no processo de decisão sobre o futuro do bairro. A experiência fortalece o compromisso da sociedade com o espaço público e demonstra que é urgente repensar a forma como nos relacionamos com a rua”, destacou Danielle.

A intervenção ocorreu no mês seguinte, e algumas das interseções entre as ruas de Santana receberam sinalização e mobiliário temporário. “O objetivo da intervenção em Santana/Tucuruvi foi chamar a atenção do poder público para a necessidade de ter o foco no pedestre ao requalificar espaços urbanos. Também buscamos sensibilizar os moradores e trabalhadores da região para que medidas de redução da velocidade dos carros sejam vistas como necessárias e saudáveis”, comentou Danielle.

Até 2020, vivemos a década de ação pela segurança no trânsito, definida por meio de um pacto das Nações Unidas. Os números apresentados pela Organização são alarmantes e contundentes: colisões e atropelamentos correspondem à principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e à segunda causa de morte entre crianças de 5 a 14 anos. A cada 30 segundos uma pessoa morre no trânsito e anualmente o número de pessoas envolvidas em acidentes chega a 1,25 milhões, incluídas as vítimas não-fatais. Entre 2010 e 2014, 5.943 vidas foram perdidas no trânsito da cidade de São Paulo.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content