fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Índice de Caminhabilidade: aplicação em Santo Cristo é lançada em evento com Sebrae

No dia 26 de fevereiro, o Instituto de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) e o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) realizaram um evento para apresentação de dois estudos sobre as condições de desenvolvimento urbano do bairro Santo Cristo, região portuária do Rio. Um grupo de atores locais do setor privado, representantes da Prefeitura do Rio e da comunidade acadêmica estiveram presentes.

O ITDP apresentou os resultados da aplicação do Índice de Caminhabilidade no bairro e a segunda edição da ferramenta. O Sebrae/RJ apresentou o estudo “Centralidades Urbanas”, com uma análise sobre as oportunidades para os pequenos negócios, a partir da requalificação urbana do bairro. “Os estudos do ITDP e do Sebrae se complementam, e a oportunidade de colaboração possibilitou o aperfeiçoamento de ambas metodologias”, afirmou Danielle Hoppe, Gerente de Transportes Ativos do ITDP.

Foto: André Cyriaco – Sebrae/RJ.

A primeira versão do Índice de Caminhabilidade foi aplicada no entorno da Praça Tiradentes, Centro Histórico do Rio de Janeiro. Ao longo de 2016 e 2017 a ferramenta foi objeto de discussões, apresentações e oficinas. Como resultado, o ITDP promoveu uma revisão desta primeira edição. A nova versão tem 15 indicadores agrupados nas seis categorias previamente estabelecidas: segurança viária, atração, calçada, ambiente, mobilidade e segurança pública. A aplicação em Santo Cristo provém uma série de recomendações em cada um destes ítens, propostas de forma integrada para a qualificação do ambiente de circulação dos pedestres.

Foto: André Cyriaco – Sebrae/RJ.

 

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content