fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Fortaleza é a cidade vencedora do Sustainable Transport Award 2018

Com 2.6 milhões de habitantes e em crescimento acelerado, Fortaleza é hoje a quinta maior cidade do país e uma das mais importantes capitais do Nordeste. A cidade tem se destacado por meio de uma abordagem sustentável para as políticas de mobilidade, priorizando o transporte público e medidas de segurança de trânsito.

A redução do número de mortes no trânsito, a implantação do Bilhete Único e de faixas exclusivas para os coletivos, a expansão da rede cicloviária em mais de 240% nos últimos cinco anos e a adoção de sistemas de bicicletas compartilhadas são exemplos de medidas positivas. Por isso, a cidade é vencedora do Sustainable Transport Award (STA) de 2018, prêmio concedido anualmente pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento por meio de um comitê de especialistas de diversas organizações: Banco Mundial, WRI Ross Center for Sustainable Cities, Clean Air Asia, Despacio, Codatu, BRT CoE, ICLEI e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), iniciativa do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha. A escolha de Fortaleza chama atenção para as inovações de baixo custo e as soluções de implementação rápida.

A premiação é um reconhecimento dos significativos esforços para a melhoria da mobilidade urbana, mas isso não quer dizer que a cidade não precisará fazer muito mais se quiser continuar progredindo. Há uma série de debates que podem ser feitos sobre o tema, e é preciso coragem política para enfrentar os desafios e problemas atuais e futuros”, destacou Clarisse Cunha Linke, diretora executiva do ITDP Brasil.

O anúncio da premiação foi feito no último dia do Mobilize 2018, em Dar Es Saalam, na Tanzânia, cidade vencedora do STA em 2017. Fortaleza sediará o evento no próximo ano. Um dos principais fóruns internacionais de discussão de soluções para a mobilidade urbana do século XX, o Mobilize é promovido por meio de uma parceria entre ITDP e a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (VREF – Volvo Research and Education Foundation).

Além do destaque dado à Fortaleza, a cidade de Buncheon, na Coréia do Sul, receberá uma menção honrosa. As cidades vencedoras do Prêmio de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award) dos anos anteriores incluem Dar es Salaam (Tanzânia), Santiago (Chile), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), Guangzhou (China), São Francisco e Nova York (EUA); Cidade do México (México) e Yichang (China).

Fortaleza e Buncheon serão homenageadas em uma cerimônia especial de premiação em Washington, DC, nos Estados Unidos, em janeiro de 2019, durante o evento anual do Transportation Research Board.  

“Fortaleza adotou a abordagem certa para o transporte, distanciando suas políticas dos carros particulares, priorizando e integrando pedestres, ciclistas e usuários de transporte público”, afirmou Michael Kodransky, presidente do Comitê.

“Há uma crescente percepção entre as cidades de que o modelo de transporte individual é insustentável, e estamos muito felizes em apresentar a liderança de Fortaleza no próximo ano. Esperamos trazer mais de 200 especialistas em transporte sustentável para conhecer e debater sobre as conquistas da cidade no Mobilize do ano que vem” completou.

“Apesar dos desafios enfrentados, Fortaleza demonstrou que, por meio da criatividade, inovação, liderança e participação, é possível alcançar resultados de sucesso na promoção da mobilidade sustentável em um curto prazo. Uma das nossas principais estratégias tem sido adaptar as boas práticas internacionais ao nosso contexto local, e acreditamos que o Mobilize 2019 será uma oportunidade importante para maximizar a troca de experiências. Nos sentimos honrados em receber este prêmio e em sediar um evento tão prestigiado em nossa Cidade”, declarou o prefeito Roberto Claudio.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Pular para o conteúdo