fbpx

Notícias

Compartilhe essa publicação

Boletim #1 da MobiliDADOS explora os desafios da mobilidade urbana frente às mudanças climáticas

O tema da mobilidade urbana é considerado um dos maiores desafios do planeta nas próximas décadas, e o ITDP Brasil irá explorar este assunto de diferentes formas a partir dos indicadores presentes na plataforma MobiliDADOS. Ao longo do ano, serão publicados cinco boletins que irão abordar temas quentes da mobilidade urbana, e o primeiro deles traz um assunto que vem sendo debatido com frequência nos debates políticos: as mudanças climáticas.

O aumento das temperaturas e dos desastres naturais em todo o mundo, as discussões quanto aplicações do Acordo de Paris discutidas durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas justificam a escolha do tema para a primeira publicação. Outro fator relevante é a desistência do Brasil em sediar a próxima COP-25 e a possibilidade da saída do Acordo de Paris.

O boletim #1 tem como principal objetivo mostrar como a mobilidade urbana precisa responder a esses desafios, considerando a alta contribuição que o consumo de energia possui nas taxas de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. A partir de dados e informações da MobiliDADOS, a publicação apresenta esforços para colocar em prática a estratégia Evitar, Mudar e Melhorar (do inglês Avoid, Shift, Improve).

Além de contar com exemplos e indicadores de cidades como Fortaleza, Belo Horizonte, Houston, Recife e Cidade do México, o boletim reúne uma série de estudos e materiais relevantes que discutem o tema.

Falta apenas um passo para concluir o download

Por favor, inclua os dados solicitados:

Caso não consiga realizar o download, escreva para brasil@itdp.org
Skip to content